Rúcula e seus incríveis benefícios para a saúde

Com gosto diferenciado e forte aroma, a rúcula costuma ser um ingrediente das saladas. Conheça os incríveis benefícios deste vegetal


Com gosto diferenciado e forte aroma, a rúcula é um vegetal verde folhoso bastante nutritivo que costuma fazer parte dos pratos de saladas dos brasileiros. Mas será que você conhece todos os incríveis benefícios proporcionados por esta folha? Graças às suas propriedades, a rúcula auxilia no tratamento da gengivite, atua nas funções orgânicas do nosso corpo e é um depurador do sangue.

As folhas de rúcula são afrodisíacas e, durante a antiguidade, eram vistas como uma maneira natural de elevar a potência física pessoal.

Propriedades da rúcula

Ótima fonte de proteína, a rúcula tem baixo teor de gordura e vários minerais, tais como ferro, potássio, fósforo, manganês, cobre, zinco e magnésio, além de fibras dietéticas.

Este vegetal contém pequenas quantidades de oxalato, um composto que reduz a absorção dos nutrientes pelo organismo. Trata-se de um composto encontrado na maioria das folhas verdes e, quando em excesso no corpo, pode comprometer bastante a absorção do cálcio.

Por ser praticamente isenta de oxalato, a rúcula é um dos vegetais folhosos verde-escuro mais recomendados, especialmente para as mulheres.


A rúcula também contém betacaroteno, zeaxantina e luteína, substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células e doenças como o câncer ou degeneração macular.

Rúcula e seus incríveis benefícios para a saúde

Foto: Pixabay

Os incríveis benefícios da rúcula

  • É fonte de vitamina C, auxiliando na prevenção da anemia e no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Contém substâncias que facilitam o processo digestivo e previnem inflamações intestinais, como a colite;
  • Fonte de ômega 3, a rúcula ajuda a controlar o “bom” colesterol e a tratar o “mau” colesterol;
  • É capaz de limpar as artérias, reduzindo os níveis de triglicerídeos;
  • A rúcula é rica em vitaminas do complexo B, tais como tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B6, que são essenciais para as funções metabólicas;
  • Possui fitoquímicos, que agem como antioxidantes essenciais ao corpo, ajudando o corpo a livrar-se de toxinas e substâncias de origem cancerígena;
  • Um chá feito com rúcula pode ser útil na prevenção de infecções pulmonares. Para preparar a bebida, coloque duas colheres de sopa da folha na água fervente. Abafe e deixe por 20 minutos.

Como consumir a rúcula?

A rúcula é bastante conhecida como um ingrediente nas saladas, mas também pode ser consumida de outras maneiras. Existe uma grande variedade de pratos em que este vegetal poderá ser adicionado e a rúcula pode ser um excelente acompanhamento para um bife ou peixes grelhados.

O grande segredo ao consumir rúcula está em não cortar as folhas, pois isto faz com que a planta perca parte de seu sabor e algumas propriedades.

Os benefícios da rúcula não precisam ser aproveitados somente no almoço ou no jantar: recomenda-se comer a folha e o talo pela manhã, pois isto auxiliará no tratamento de problemas da gengiva.


Reportar erro