Shampoo de cavalo serve para crescer o cabelo?

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O shampoo de cavalo é um produto que ficou bastante famoso na internet por causa das promessas de crescer o cabelo em pouco tempo.

A verdade é que ele ajuda, mas não faz nenhum milagre! Por ser um shampoo de limpeza ele apenas ajuda a aumentar o efeito dos tratamentos capilares. 

Na onda desses produtos surgiram também as receitas caseiras de shampoo bomba, que geralmente usam o monovin, que é uma forma pura de vitamina A para uso veterinário e que devem ser usadas com bastante cuidado, pois podem fazer o efeito inverso e causar até a queda de cabelo.

O shampoo de cavalo ajuda no crescimento dos cabelos, mas não consegue esse efeito sozinho (Foto: depositphotos)

 Vamos explicar tin-tin por tin-tin sobre esse tipo de shampoo, como ele funciona e ainda os cuidados necessários com o uso dele. Confere aí!

Shampoo de cavalo funciona em humanos?

Sim e não. Essa resposta pode parecer confusa, mas calma que vamos te explicar direitinho. Resumindo: shampoo para cavalo funciona para os cabelos humanos, mas sozinho não influencia diretamente no crescimento ou estrutura dos fios. Ou seja, também não engrossa o cabelo.

Entenda melhor! Em primeiro lugar, a marca mais famosa de shampoo para cavalos, e que ficou super popular há alguns anos, é a americana Mane ‘n tail, que era um produto formulado originalmente para realmente lavar as crinas dos animais. 

A fórmula atual, no entanto, é super segura, funciona muito bem para limpar e tirar a oleosidade dos cabelos humanos, o que pode sim auxiliar no processo de crescimento, só que não da maneira milagrosa que alardeiam. 

O que acontece é que a composição dele é cheia de agentes limpantes, os chamados surfactantes. Esses, segundo um artigo do Practical Modern Hair Science, são responsáveis por quebrar e retirar a camada de gordura (sebo) na raiz dos cabelos. (1)

Esses compostos também produzem espuma, aumentam a viscosidade do produto e diminuem a irritação que a limpeza pode causar na pele e nas mucosas. 

“Mas o que tem a ver com o crescimento?” Isso tem a ver porque eles retiram as impurezas do couro cabeludo, permitindo que os tratamentos seguintes, como condicionadores, máscaras e séruns que possuam agentes fortalecedores, atuem com mais intensidade, estimulando a produção de novos fios. (2

Composição do shampoo 

O motivo pelo qual o shampoo de cavalo pode exercer alguma influência no crescimento e fortalecimento dos fios é devido a sua fórmula, que como mencionados anteriormente, possui bastantes agentes de limpeza, porém existem outros ingredientes, como alguns condicionantes e fragrâncias. 

Confira a fórmula completa, de acordo com o fabricante do Mane ‘n Tail, e para que cada um dos ingredientes serve. (3

  • Água 
  • Sodium Lauryl Sulfate (agente de limpeza pesada que ajuda na emulsificação do produto e na produção de espuma)
  • Cocamidopropyl Betaine (surfactante leve derivado do óleo de coco que previne irritação e aumenta a viscosidade do shampoo)
  • Sodium chloride (aumenta a viscosidade)
  • Cocamide MEA (co-surfactante e espumante)
  • Glycol Distearate (agente perolado)
  • Propylene Glycol (umectante e hidratante)
  • Fragrância 
  • Colágeno Hidrolisado (hidrante)
  • Ácido cítrico (regulador de pH)
  • Methylisothiazolinone (conservante) 
  • Butylphenyl Methylpropional (perfume). (1, 2

Como fazer shampoo de cavalo caseiro 

O shampoo de cavalo faz uma limpeza profunda nos fios, colaborando com a saúde capilar (Foto: Freepik)

Depois do boom causado pelo shampoo de cavalo, surgiram várias receitas de shampoos bomba caseiros.

A mais popular é a que leva o Monovin A, que é basicamente vitamina A pura diluída em um tipo de óleo e é um produto destinado para uso veterinário em animais de grande porte, como cavalos. 

Para preparar em casa é bem simples. Basta pegar um shampoo, de preferência sem sal, 5 ml de bepantol (vitamina B5) e 1 ml de monovin para cada 100ml de shampoo. Misture tudo e use normalmente. 

A vitamina A dessa mistura é essencial na produção de novos fios e ajuda a reduzir a queda. Já o óleo contido nela e o ácido pantotênico do bepantol promovem a hidratação do cabelo, deixando as madeixas mais resistentes à quebra. (4)

Pode trazer algum risco para a saúde?

O shampoo para cavalo industrializado tem riscos mínimos para a saúde, uma vez que passou por testes e é liberado pelas agências de vigilância sanitária, além de que não possui substâncias tóxicas ou nocivas em sua composição. 

Contudo, a história muda quando se fala no shampoo bomba caseiro, que deve ser usado com muita cautela. Isso porque a vitamina A é bastante tóxica quando ingerida acima dos índices de recomendação diária. 

Existem três tipos de efeitos tóxicos desse nutriente. Em primeiro lugar a toxicidade aguda, que é quando o corpo recebe uma quantidade grande (acima de 330 microgramas) de uma só vez, o que equivale à 10 vezes mais do que o indicado. 

Nesses casos os sintomas podem ser náuseas, vômitos, dor de cabeça, vertigem, visão embaçada, problemas de coordenação muscular, coceira na pele e, nos casos mais sérios, até convulsões. 

O segundo tipo é a toxidade crônica, que é quando o consumo em excesso é feito de maneira gradativa e pode acontecer com os usuários do monovin. Os sintomas incluem queda de cabelo, dores musculares, dor de cabeça, conjuntivite, além de problemas na pele, no fígado e na visão. 

Por último, a hipervitaminose A pode causar mal formação, como microcefalia, ou induzir um aborto espontâneo. Por esse motivo, o shampoo bomba caseiro não deve ser usado por grávidas. (5

No mais, o crescimento dos cabelos é determinado por fatores genéticos e nutricionais. Por isso, mantenha uma dieta saudável e rica em vitaminas A, do complexo B e C, proteínas, ácidos graxos e minerais como o ferro e o zinco. (4)

Evitar realizar químicas também auxilia no crescimento. Por fim, sempre procure um dermatologista caso sofra com a queda excessiva para que ele possa avaliar as causas e indicar o melhor tratamento. 

Referências 

(1) EVANS, Trefor; WICKETT, R. Randall; BUDZYNSKI, Brian W. Practical Modern Hair Science – 1º edição. Allured Pub Corp, 2012, 562 p. Acesso em: 27 de março de 2020. 

(2) PREEDY, Victor R. Handbook of hair in health and disease. Wageningen Academic Publishers, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3920/978-90-8686-728-8. Acesso em: 27 de março de 2020.

(3) Original Mane ‘n Tail Shampoo. Disponível em: https://manentail.com/products/the-original-mane-n-tail-shampoo/. Acesso em: 27 de março de 2020.

(4) FINNER, Andreas M. Nutrition and Hair Deficiencies and Supplements. Dermatologic Clinics, v.31, p.167-172, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.det.2012.08.015. Acesso em: 27 de março de 2020.

(5) RUCKER, Robert B. et al. Handbook of Vitamins, 3º edição. Nova Iorque: Marcel Dekker, Inc. 1991. Acesso em: 27 de março de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.