Remédios para pedra na vesícula

Por Jéssica Vanessa

Remédios para pedra na vesícula

Remédios para pedra na vesícula | Imagem: Reprodução

Pedra na vesícula (ou Cálculo biliar) é a complicação que consiste na formação de pedrinhas na vesícula biliar. Isso acontece, pois a bile (fluido produzido pelo fígado, que atua na digestão dos alimentos) possui colesterol, que é o maior causador da formação dos cálculos. Depois de formados, alguns destes ficam alojados na vesícula e não implicam em nada, outros, vão para o duto biliar e ficam presos, bloqueando o fluxo da bile para o intestino – o que provoca a cólica biliar (dor intensa nas costas ou no lado superior direito do abdome).

O que é a vesícula biliar?

É um reservatório ligado ao pâncreas e ao fígado, que acumula a bile antes que ela seja levada para o duodeno (onde ela exerce a sua função de metabolizar gorduras e ajudar na digestão). Quando comemos, contraímos a vesícula e a bile é imediatamente enviada.

O que causa o cálculo biliar?

Algumas doenças como a anemia falciforme (doença hereditária que causa a má formação das hemácias), diabetes e cirosse. Pode ser causado também devido à falta de cuidados com o corpo, como sedentarismo, falta de comida no organismo por muito tempo (pois a bile desidrata), perda de peso rápida e indevida, reposição hormonal feita de maneira errada, drogas (alguns remédios para ganhar massa e até anticoncepcionais em excesso) e obesidade (nos jovens, um dos principais motivos da formação de cálculos). As mulheres grávidas ou em período de amamentação também podem estimular a formação de pedras na vesícula, pois ocorre o excesso de estrógeno no organismo.

Como se prevenir?

  • Procurar sempre manter o peso ideal para seu tipo físico. Não adianta querer ser magra ou tentar engordar, quando seu corpo não está pronto para suportar isto. Controlar o peso ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim (LDL) e previne doenças como diabetes e hipertensão.
  • Evitar o máximo fumar ou conviver perto de fumantes.
  • Ingerir fibras e pouca gordura, pois alimentos gordurosos aumentam o colesterol.
  • Fazer exercícios frequentemente.
  • Antes de tomar pílulas anticoncepcionais ou remédios para ganhar massa muscular, deve-se consultar um médico para ajudar na reposição hormonal de forma correta.

Tratamentos para pedra na vesícula com remédios caseiros

Podem ser feitos à base de remédios naturais ou comprados em farmácias (que atuam na diluição do cálculo que for constituído apenas por colesterol) ou por meio de cirurgia (laparoscopia). Outro tratamento, no entanto pouco conhecido, é o que acontece por ondas de choque (que fragmentam o cálculo). Aprenda alguns remédios caseiros e lembre-se sempre: para seguir tratamentos naturais nunca esqueça de observar com atenção os sintomas e consultar um profissional.

  • Chá de Bardana: Misture uma colher de sopa de raiz de bardana e uma xícara de água. Ferva por, no máximo, cinco minutos e deixe esfriar por dez minutos. Tome o chá apenas duas vezes ao dia.
  • Chá de casca de abacaxi: É natural, fácil de fazer, não possui contra indicações e é eficiente no alívio das cólicas.
  • Óleo de rícino: Talvez o tratamento caseiro para este problema mais conhecido e utilizado. Tome uma colher de óleo de rícino antes de dormir apenas.