Remédios naturais para tratar a obesidade

A obesidade é uma doença recorrente da má alimentação exagerada, que pode estar ligada a…


A obesidade é uma doença recorrente da má alimentação exagerada, que pode estar ligada a outros problemas de saúde e que preocupa os médicos por atingir metade da população.

Obesidade

Remédios naturais para tratar este problema | Imagem: Reprodução

Os avanços nos sistemas industriais aumentaram a atividade do mercado, diminuindo o tempo que os trabalhadores têm. O homem contra a sua vontade, caiu na rotina e muitos hábitos antes tradicionais, foram abandonados, entre ele o de cozinhar. A influência norte americana no que diz respeito a comidas, levou ao mundo o sistema de fast food, onde pratos rápidos e saborosos, porém nada nutritivos se tornaram a única opção de refeição das pessoas. São sanduíches, pizzas, massas, doces e refrigerantes que aumentam as taxas perigosas de sódio, gorduras e açúcares do homem. Além da alimentação pobre em nutrientes e rica em substâncias prejudiciais, o homem teve seu tempo reduzido, e o espaço que deveria ser dado à prática de uma atividade física não existe. O homem tornou-se um ser que come, trabalha e estuda, sempre utilizando meios de transporte e deixando de lado até a velha caminhada.

O resultado desse sedentarismo e ingestão de alimentos, sem gastar as calorias, é o mal do século que enfrentamos na balança: a gordura que já estava armazenada no corpo dobra ou triplica, fazendo do corpo uma reserva dela, ocorrendo o ganho de peso comum que se vê ao analisar as ruas das cidades. São jovens, adultos e o pior, crianças que engordam cada dia mais de forma assustadora e adquirem problemas de saúde como:

Outros fatores podem desencadear o aumento desse peso corporal, como a genética do indivíduo que pode apresentar um metabolismo lento, disfunções hormonais ou da atividade das bactérias responsáveis pela digestão dos alimentos no intestino.


Diagnóstico

A obesidade por ser detectada por métodos caseiros, a medida da circunferência da cintura ou medidas da cintura e do quadril podem apontar a doença, porém o método mais comum é o cálculo do IMC (índice e massa corporal) operação matemática que divide o peso (quilogramas) pelo quadrado da altura (metros) do paciente, sendo: IMC = kg/m². O resultado deve ser comparado com esses números:

  • Menor que 18,5 – abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24.9 – peso normal
  • Entre 25.0 e 29.9 – sobrepeso
  • De 30.0 à 34.9, 35.0 à 39.9 e 40.0 – indicam respectivamente obesidade em grau I, II e III.

Outros fatores definem o diagnóstico da doença, como idade, sexo e biótipo. É necessário que ao detectar o sobrepeso, o paciente mude seus hábitos alimentares e sedentários, pois a obesidade já é significado de mortalidade.

Tratamento através de remédios naturais

A redução da gordura no corpo deve ser feita através de dieta e exercício físico, alguns alimentos devem ser eliminados da alimentação, dando espaço ao consumo de comidas nutritivas, como frutas e verduras. Recomenda-se o uso desses vegetais em receitas que você mesmo pode preparar em casa, como:

  • Uma xícara de chá de alcachofra uma horas antes de almoçar.
  • Amasse dois dentes de alho e deixe de molho em um copo de água por 6 horas, depois tomar três vezes durante o dia.
  • Suco de berinjela com limão, três copos ao dia.
  • Tome o suco de um limão no primeiro dia da dieta, dois no segundo, três no terceiro e assim fracionadamente. Após o décimo dia, começar novamente por um limão. Essa dieta chamada cura do limão, deve ser feita por 20 dias.
  • Chá de carqueja com cavalinha, tomar 4 xícaras durante o dia.
  • Água de coco durante a semana.

A dieta do paciente obeso tem que ser controlada, sugerimos o consumo de frutas no café da manhã e verduras e queijos brancos e leves no almoço, nos intervalos quando sentir fome, sempre beber água. No jantar, o ideal seria que o paciente já estivesse satisfeito com a alimentação durante o dia, mas o consumo de frutas e verduras juntas não é proibido. Praticar atividade físicas é essencial para o gasto dessa gordura corporal, seja uma caminhada ou a prática de algum esporte.


Reportar erro