Remédios naturais para tratar a doença do legionário

Alguns remédios naturais podem servir como complemento no tratamento da doença do legionário, forma severa de pneumonia. Saiba mais sobre os tratamentos


Forma severa de pneumonia, a doença do legionário é causada pela bactéria legionella pneumophyla e outros tipos de legionella. Trata-se de uma doença perigosa, especialmente para os indivíduos mais idosos, com problemas respiratórios ou com o sistema imunitário debilitado.

O médico deve ser procurado no início do aparecimento dos sintomas de contaminação pela bactéria. Como forma de prevenção e para auxiliar no tratamento indicado pelo médico, alguns remédios naturais podem ser utilizados.

Causas da doença do legionário

Esta doença é causada pela bactéria legionella pneumophyla e outros tipos de legionella, que normalmente se propagam por meio dos sistemas de ar-condicionado dos lugares. A contaminação pela bactéria tem se relacionado a sistemas de ar-condicionado de prédios e outros locais, fontes decorativas, piscinas, equipamentos de fisioterapia, banheiras de hidromassagem e sistemas de água em hotéis, hospitais e lares de idosos, além do manejo de solo contaminado.

Os riscos de desenvolver a doença aumentam se a pessoa fuma, tem mais de 50 anos, possui o sistema imunológico enfraquecido ou tem uma doença pulmonar crônica, como enfisema.

Remédios naturais para tratar a doença do legionário

Foto: Reprodução/ internet

Sintomas

A doença do legionário se desenvolve entre 2 e 10 dias após a exposição à bactéria legionella. Os primeiros sintomas incluem dores de cabeça, dores musculares, calafrios e febre de 40ºC ou mais.


No segundo ou terceiro dia, o indivíduo pode desenvolver outros sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito, náuseas, vômitos, diarreia e confusão.

Para diagnosticar a doença, o médico poderá pedir diversos exames, incluindo o de urina, sangue, raio-X do peito, tomografia computadorizada e outros.

Remédios naturais para doença do legionário

Se você suspeitar que foi exposto à bactéria legionella, deve procurar um médico imediatamente. Quanto mais rápido o diagnóstico e o início do tratamento, mais chances de prevenir complicações mais sérias.

Alguns remédios naturais podem servir como complemento no tratamento da doença, para reforçar as defesas naturais no organismo, mas ir ao consultório médico é fundamental.

Confira a seguir alguns remédios naturais aliados no tratamento da doença do legionário:

  • Folhas de oliveira – Os extratos de folhas de oliveira são conhecidos pelas suas propriedades antivirais e antibacterianas.
  • Alho cru – O alho é um antibiótico natural e um antibactericida eficiente. Devido às suas propriedades, consumir um dente de alho ao dia pode auxiliar na prevenção da doença de legionário.
  • Gengibre – O gingerol, composto ativo do gengibre, é antibacteriano.
  • Limão – Os compostos cumarina e tetrazina presentes no limão ajudam no combate a vários patógenos.
  • Chás de ervas – A equinácea, nepenta ou camomila são ervas que auxiliam na redução de febre e estimulam o sistema imunológico. Além de suas propriedades terapêuticas, os chás previnem a desidratação, quadro comum entre os indivíduos contaminados pela bactéria legionella.
  • Compressas frias ou quentes – Aplicar compressas nos músculos doloridos estimula o aumento do fluxo sanguíneo e alivia os sintomas da doença.

Reportar erro