Remédios naturais para hipoglicemia

A hipoglicemia ocorre quando o pâncreas produz uma quantidade excessiva de insulina, o que reduz…


A hipoglicemia ocorre quando o pâncreas produz uma quantidade excessiva de insulina, o que reduz bastante o nível de açúcar no sangue e priva o cérebro de seu principal combustível, a glicose. Por sua vez, o cérebro responde produzindo hormônios de estresse, como a adrenalina e o cortisol, que evitam a redução drástica do nível de açúcar no sangue e causam os sintomas de hipoglicemia.

Esta condição afeta principalmente os diabéticos, mas pode atingir qualquer indivíduo de qualquer idade, podendo ser o resultado de nutrição inadequada, excesso de atividade física ou de insulina e medicamentos para diabetes.

A hipoglicemia afeta a capacidade mental, a visão e os batimentos cardíacos, podendo levar a desmaios, convulsões ou coma. Dentre os sintomas do problema estão a tontura, fraqueza, os tremores, suor, taquicardia, dor de cabeça, zumbido, falta de concentração, irritabilidade e outros. Existem alguns remédios naturais que podem auxiliar no tratamento da hipoglicemia. Saiba mais a seguir:

Tratamentos naturais para hipoglicemia

Chá de alcaçuz com dente de leão

Um remédio natural para tratar a condição é a ingestão de uma xícara de chá com meia colher de açúcar e 2 biscoitos de maisena, assim que sentir tontura e fraqueza. Uma boa sugestão para evitar a recorrência da hipoglicemia é o chá de alcaçuz com dente de leão.

Ingredientes:

– 2 colheres (chá) de dente-de-leão;
– 2 colheres (chá) de alcaçuz;
– 1 litro de água.


Modo de preparo:

Ferva a água e coloque as ervas. Deixe amornar por aproximadamente 15 minutos e coe. A recomendação de consumo é de 3 xícaras deste chá por dia, nos lanches.

Remédios naturais para hipoglicemia

Foto: Reprodução

Cenoura e abacaxi

Lave e corte uma cenoura e coloque no liquidificar junto com uma fatia de abacaxi picada e um pouco de água. A recomendação é de um copo desta mistura por dia.

Adote uma dieta rica em carboidratos complexos e fibras solúveis (trigo integral, farelo de aveia, feijões e lentilhas), e também baixa em proteínas e gorduras. Esta dieta eleva ligeiramente os níveis de glicose e evita as flutuações que podem acarretar na hipoglicemia. Além disso, crie o hábito de realizar refeições mais frequentes (cinco vezes ao dia) e em pequenas quantidades, evitando sentir fome.

Lave e corte uma maçã em vários pedaços. Coloque em um liquidificador junto com um copo de água e adicione 1 colher de chá de canela em pó. Tome este suco duas vezes ao dia.


Reportar erro