Remédios naturais para aliviar a dor de ouvido

Mais frequente nas crianças, a dor de ouvido é muito comum e geralmente ocorre após…


Mais frequente nas crianças, a dor de ouvido é muito comum e geralmente ocorre após um resfriado ou dor de garganta e, algumas vezes, depois de assoar o nariz. Muitas vezes, esta dor incômoda ocorre no período da noite, impedindo que o indivíduo durma bem devido à dor. Caso você sinta dor, pressão e/ou drenagem no ouvido, deve consultar o seu médico, pois pode tratar-se de um problema maior, como uma infecção. Existem alguns remédios caseiros que podem contribuir para o alívio da dor de ouvido. Confira alguns deles a seguir:

Tratamentos naturais para dor de ouvido

Azeite de oliva e alho

O azeite de oliva funciona como um lubrificante natural, o que é bom para aliviar as dores de ouvido, pois auxilia na eliminação de qualquer infecção existente nesta região. Já o alho tem grande poder analgésico e antibiótico, podendo eliminar a dor de ouvido rapidamente.

Para preparar este remédio caseiro, basta seguir os seguintes procedimentos:

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de azeite de oliva;
– 1 dente de alho.

Modo de preparo:

Triture a cabeça de alho, coloque em uma colher e complete com azeite. Aqueça a colher no fogão e, após isso, coloque algumas gotas em um chumaço de algodão. Aperte para retirar o excesso da mistura e, ainda com a temperatura morna, coloque o pedaço de algodão dentro do ouvido, tampando-o, porém sem pressionar.

Remédios naturais para aliviar a dor de ouvido

Foto: Reprodução

Verbasco e azeite de oliva

O verbasco possui ação anti-inflamatória e, por isto, é um bom remédio caseiro para tratar dores de ouvido.


Ingredientes:

– 1 colher de chá de folhas secas de verbasco;
– Azeite de oliva;
– 100 ml de água.

Modo de preparo:

Amasse as folhas secas de verbasco na água e deixe repousando por cerca de 30 minutos. Depois leve ao fogo e, quando levantar fervura, desligue e coe a mistura.

Molhe um pedaço de algodão no líquido, depois em um pouco de azeite e, em seguida, aperte para retirar o excesso. Ainda com a temperatura morna, coloque o chumaço de algodão dentro do ouvido, sem pressionar.

Gengibre

O gengibre é um dos poderosos remédios naturais, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Para utilizar a raiz no caso de dor de ouvido, aplique três gotas do sumo do gengibre na região afetada e tampe com um pedaço de algodão.

Compressa morna

Coloque uma compressa morna sobre o ouvido afetado, utilizando de preferência uma gaze limpa.

Precauções

Os remédios caseiros não devem ser utilizados todos de uma só vez e lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes de utilizar qualquer remédio natural. A dor de ouvido pode ser causada devido a uma complicação após gripe ou resfriado e, se os sintomas persistirem ou piorarem, não hesite em marcar uma consulta com um especialista.


Reportar erro