Remédios caseiros para tratar o pano branco

Pano branco (pitiríase versicolor), também conhecido popularmente como micose de praia, é uma infecção causada…


Pano branco (pitiríase versicolor), também conhecido popularmente como micose de praia, é uma infecção causada por fungos. Esses fungos estão naturalmente presentes na pele e, sob determinadas condições, provocam mudanças na pigmentação da mesma, com a aparição de manchas arredondadas que, ao serem coçadas, descamam ou ficam ainda mais brancas.

Remédios caseiros para tratar o pano branco

Foto: Reprodução

O pano branco aparece nas áreas do corpo onde a pele é mais oleosa, como braços, couro cabeludo, tronco, pescoço e rosto. O calor, a umidade e a transpiração favorecem o surgimento da doença, por isso, ela é mais comum no verão.

É altamente recomendável consultar um dermatologista sempre que surgirem manchas pelo corpo. O tratamento para pano branco inclui o uso de xampus e sabonetes antifúngicos, pomadas e comprimidos de cetoconazol ou fluconazol em alguns casos. No entanto, existem alguns remédios caseiros que ajudam a tratar o pano branco.

Tratamentos caseiros para pano branco

  • Corte um pepino e coloque no álcool, deixando curtir durante alguns dias. Após esse período, aplique o líquido na região da pele afetada;
  • Esmague algumas folhas de pé-de-feijão e passe o suco na região afetada. Deixe por 20 minutos. Repita este processo por 5 vezes com intervalo de 1 dia entre uma aplicação e a outra;
  • Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Agite bem e aplique na região da pele afetada;
  • Misture os seguintes ingredientes: uma colher de azeite de oliva, 25 gramas de enxofre, 1 tablete de cânfora e 2 tabletes de sebo de Holanda, até que se forme uma pasta. Aplique a pasta resultante diretamente sobre o local afetado;
  • Adicione 4 comprimidos de Melhoral adulto em ½ vidro de leite de colônia. Passe todos os dias até que a mancha desapareça da pele. Atenção: Caso você seja alérgico a algum desses produtos, não faça essa receita!

Chá de folhas de aipim

As folhas de aipim são ricas em aminoácidos, ferro, vitamina A e sais minerais e são ótimas para tratar qualquer doença de pele.


Ingredientes:

– 3 folhas secas de aipim;
– 250 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Quando esfriar, coar e lavar a região do corpo afetada com o chá, após o banho.

Cuidados

Lembre-se da enorme importância de consultar um dermatologista no caso de aparecimento de manchas na pele.


Reportar erro