Remédios caseiros para tratar azia

Sem dúvida a azia incomoda muito quando aparece, dando a sensação de que a barriga…


Sem dúvida a azia incomoda muito quando aparece, dando a sensação de que a barriga está pegando fogo. Geralmente ela é um refluxo de sucos gástricos do estômago e chega até aquele tubo que liga o estômago até a boca, o esôfago. Ele não tem a mesma proteção que há no estômago, por isso se dá a sensação de que tem algo queimando na barriga.

Remédios caseiros para tratar azia

Foto: Reprodução

Como evitar?

Pessoas que comem exageradamente já devem estar acostumadas com a azia, portanto isso é um alerta para você que não quer passar por isso, coma com moderação. Assim como ingerir alimentos que possuem muita gordura e que sejam ácidos, são também causadores dela. Você bebe muito café ou álcool? Esses dois se consumidos excessivamente acarretam os males da azia no indivíduo. O ideal é ser equilibrado na alimentação, evitando o consumo extremo de alimentos gordurosos que podem causar outros problemas mais sérios, além da azia.

Se estiver com azia evite deitar, pois só piora. Procure ficar em pé ou sentado e logo os ácidos irão para o estômago outra vez, pois como eles são líquidos se você deitar ele vai subir para o esôfago.


Um chocolatinho vai bem a qualquer momento, menos quando se está tendo azia. Ele é uma ótima sobremesa, mas o doce é quase que cafeína e gordura por inteiro, um verdadeiro veneno para quem sofre desse mal.

Não coma e durma logo depois, o ideal seria jantar e ir descansar após três horas. A gravidade trabalha junto com o sistema de digestão do corpo, se você está deitado todo o ácido que está no estômago vai direto para a garganta. Então, antes de perder uma noite inteira de sono por causa da azia, jante cedo.

Como tratar?

Existem vários remédios que podem tratar a azia. Uma solução está em comer amêndoas. Consumir uma colher de mostarda também pode ser eficaz. No café da manhã, tome um chazinho de hortelã e tome um iogurte natural. Não é fã de nenhum desses citados? Que tal um chá de gengibre? É bem simples, ferva gengibre com água e espere esfriar, então é só beber. Ter o hábito de comer banana também está na lista dos aliados ao combate a azia.

Se ela continuar por mais tempo e com mais sintomas está na hora de procurar um médico, pois pode ser sinal de úlcera no estômago.


Reportar erro