Remédios caseiros para tratar a ginecomastia

A ginecomastia, também conhecida como “seios de homem”, é uma condição em que há o…


A ginecomastia, também conhecida como “seios de homem”, é uma condição em que há o aumento das mamas no homem, com o desenvolvimento do tecido mamário como o de uma mulher. O primeiro sinal da ginecomastia é um caroço sob a aréola do seio e são várias as causas para o aparecimento desta condição, incluindo desequilíbrio hormonal, disfunção do fígado e reação a determinados medicamentos para a próstata.

Na ginecomastia causada pelo desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos, o tratamento é feito principalmente com remédios que tentam regular e estabilizar os hormônios; no caso da ginecomastia que ocorre na fase puberal, o tratamento pode não ser necessário, pois o aumento das mamas tende a desaparecer espontaneamente. Existem alguns remédios naturais que podem tratar a ginecomastia. Saiba mais a seguir:

Remédios naturais para ginecomastia

No caso da ginecomastia causada por desequilíbrio hormonal, o tratamento pode ser feito com remédios naturais e ervas. O médico pode indicar uma terapia de reposição de hormônios biodiênticos, suplementando com testosterona ou progesterona, dependendo do sexo.

O creme de progesterona é originário da soja e metabolizado pelo corpo como seu próprio hormônio, o que ajuda a manter o nível de hormônios esteroides. A recomendação de aplicação é de meia colher de chá de creme numa parte da pele, diariamente. É bom alternar as áreas para evitar a sensibilidade ao contato: dê preferência para o lado de dentro dos braços, das coxas, abdômen e peito.


Remédios caseiros para tratar a ginecomastia

Foto: Reprodução

Se o desenvolvimento do tecido mamário for decorrente de problemas no fígado, a silimarina pode auxiliar no tratamento desta condição. O constituinte ativo da erva cardo leiteiro é a silimarina, e o seu chá pode melhorar a função do fígado.

O levantamento de pesos é bom para diminuir a taxa de gordura corporal, o que pode reduzir a aparência dos peitos. Um exercício recomendado é o supino inclinado: para praticar este exercício, sente-se num ângulo de 45º e levante uma barra para cima lentamente por dez vezes. Descanse e repita o procedimento mais duas ou três vezes. Inclua muitas verduras e frutas no seu cardápio e beba bastante água, o que ajuda no bom funcionamento das células enquanto se exercita.

Outra opção de tratamento natural para ginecomastia é a aplicação de compressas de gelo no local para reduzir a dor e o inchaço das mamas.


Reportar erro