Remédios caseiros para rubéola

A rubéola é uma doença contagiosa causada por vírus (togavírus do gênero rubivírus), sendo também…


A rubéola é uma doença contagiosa causada por vírus (togavírus do gênero rubivírus), sendo também popularmente conhecida como sarampo alemão e sarampo de três dias. A doença caracteriza-se por erupções semelhantes às do sarampo e atinge pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em crianças. A rubéola surge, geralmente, em epidemias, em intervalos de três a quatro anos, principalmente durante a primavera, assim como o sarampo. O tratamento da doença é feito com o uso de medicamentos antipiréticos (aqueles que diminuem a febre), além de cremes e loções para diminuir a coceira.Existem alguns tratamentos naturais que podem ser utilizados para minimizar os efeitos desta doença.

Remédios caseiros para rubéola

Foto: Reprodução


Tratamentos naturais para rubéola

  • Acerola: Bater a acerola no liquidificador e tomar 25 ml do suco pela manhã, em jejum.
  • Agrião: Bater o agrião no liquidificador e diluir o suco em água. Tomar três xícaras ao dia. Além disso, é recomendada a inclusão do agrião no cardápio, na forma de salada.
  • Camomila: O remédio com camomila possui AAS, substância com ação analgésica, tendo a capacidade de reduzir as dores e a febre. Modo de preparo: Colocar 10g de camomila junto com 500 ml de água em uma panela, ferver por 5 minutos e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Após esse período, coar e beber até 4 xícaras ao dia.
  • Cereja: Tomar um copo do suco natural pela manhã, em jejum.
  • Cistus incanus: Possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidantes que auxiliam no fortalecimento do sistema imune e ajudando o organismo no combate à infecção. Modo de preparo: Juntar três colheres de chá de folhas secas de cistus incanus a 500 ml de água fervente em um recipiente. Deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 vezes ao dia.
  • Lentilha: Misturar 50g de grãos de lentilha para cada litro de água e cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 15 minutos. Tomar duas xícaras do chá ao dia.
  • Milho: Preparar um chá com 80g de palha e cabelo de milho para cada litro de água. Tomar banho este chá, uma vez ao dia.
  • Sabugueiro: Preparar um chá com 80g de flores de sabugueiro para cada litro de água. Tomar banho com este chá, uma vez ao dia.

Demais recomendações

Não existe um tratamento específico para a rubéola, desta forma, recomenda-se que o paciente permaneça em repouso e beba bastante líquido, como água, sucos, chás e água de coco. Não ingerir bebidas alcoólicas ou refrigerantes, pois estas desidratam.


Reportar erro