Remédios caseiros para problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula fundamental para a liberação de hormônios responsáveis pelo bom funcionamento…


A tireoide é uma glândula fundamental para a liberação de hormônios responsáveis pelo bom funcionamento do organismo humano. Ela está localizada na região do pescoço e possui formato parecido com um de uma borboleta. Entretanto, se a tireoide tiver complicações poderá provocar a produção reduzida de hormônios (hipotireoidismo) ou a produção em excesso (hipertireoidismo).

De tal modo que é essencial tomar nota de alguns medicamentos alternativos que podem auxiliar no tratamento de problemas nessa glândula. Complicações na tireoide são capazes de atingir órgãos como o coração e causar sérios danos. Segundo estudos científicos, transtornos nessa glândula estão presentes em 15% da população acima dos 45 anos.

Uma das principais causas dos transtornos na tireoide é uma dieta descontrolada, sobretudo com relação à ingestão de iodo e selênio, entre outros nutrientes. Assim, é essencial prevenir e/ou tratar esse mal por meio de métodos naturais. Confira a seguir!

Remédios caseiros para problemas na tireoide

Foto: Reprodução

Castanha-do-pará

Essa castanha auxilia na prevenção e combate às complicações na tireoide por ser rica em selênio e ômega 3, nutrientes considerados como matéria-prima na formação de hormônios gerados a partir da tireoide.

Algas marinhas

Fontes potentes de iodo, as algas marinhas também são dotadas da quantidade ideal de selênio, responsáveis pela produção de hormônios da tireoide. Entretanto, este componente não deve ser ingerido em excesso, uma vez que o sal já apresenta considerável nível de iodo e a ingestão excessiva desse nutriente pode provocar danos ao organismo.


Óleo de peixe

Rico em iodo, o óleo de peixe é outro exemplo de alternativa natural na prevenção e/ou combate a problemas da tireoide. Todavia, somente considere isso se for de espécies como salmão, sardinha e atum. Ou ainda através de vegetais como chia e linhaça, que também possuem esse componente.

Lácteos

O consumo adequado de leito e/ou seus derivados também é bastante eficaz para a tireoide. Isso porque o leite é rico em vitaminas A e D, cálcio e iodo. Recomenda-se a ingestão de três porções por dia (manhã, tarde e noite) de leite e/ou seus derivados.

Quinua

Dotada de nutrientes como ferro, cálcio, fibras, magnésio, zinco e potássio, a quinua é rica em selênio, tornando-a bastante indicada para a tireoide. O consumo ideal desse vegetal é duas colheres das de sopa duas vezes a cada sete dias.

Gema do ovo

Além de componentes antioxidantes, a gema do ovo é fonte de carotenoides (pré-vitamina A) e iodo, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento da tireoide. Recomenda-se a o consumo diário de ovos, desde que não sejam cozidos.

Laranja

O consumo de uma laranja por dia é o recomendado para que a mesma auxilie no bom funcionamento da tireoide. Sua eficácia para a glândula situada no pescoço deve-se a presença de carotenoides e vitamina C.

Carne vermelha

Se consumida em quantidade ideal, a carne vermelha pode atuar como um importante agente para o bom desempenho da tireoide, uma vez que esse alimento é fonte de zinco e selênio. Contudo, o consumo de carne deve ser bastante moderado, para que não provoque excesso de gordura saturada no organismo. Por semana, a ingestão de três bifes médios já é suficiente.


Reportar erro