Remédios caseiros para HPV

O vírus do papiloma humano (HPV, do inglês human papiloma virus) é o nome genérico…


O vírus do papiloma humano (HPV, do inglês human papiloma virus) é o nome genérico dado a um grupo de vírus que compreende mais de cem tipos diferentes, que podem provocar a formação de verrugas na pele, nas regiões orais e genitais.

As lesões genitais podem ser muito perigosas, pois estão ligadas ao câncer de colo de útero e do pênis. O HPV é uma infecção adquirida pelo contato sexual.

Sintomas e diagnóstico

Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O vírus pode ficar instalado no corpo sem se manifestar durante muito tempo, mas pode ser transmitido. Geralmente o vírus entra em ação quando a defesa do organismo fica abalada, como numa fase de estresse ou durante o período de gravidez.

A mulher pode ter sintomas como uma leve coceira, dor durante a relação sexual ou corrimento, entretanto o mais comum é que ela não perceba nenhuma alteração em seu corpo. O diagnóstico de suspeita da infecção é feito através dos exames de papanicolau ou colposcopia; e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita.

Remédios caseiros para HPV

Foto: Reprodução

Tratamentos naturais para HPV

Existem alguns remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento da infecção. Lembre-se que estes remédios caseiros não substituem o uso dos medicamentos prescritos pelo médico, são apenas uma forma de complementá-lo, podendo aumentar a sua eficácia. Confira a seguir:

Suco de laranja enriquecido

Alimentos ricos em vitamina C, como o suco de laranja, ajudam a fortalecer o sistema imunitário facilitando o combate ao vírus. Para preparar um suco de laranja enriquecido, basta seguir a seguinte receita:


Ingredientes:

– Suco de 3 laranjas;
– 1 cenoura descascada;
– ½ beterraba crua descascada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba logo a seguir, no intervalo entre as refeições. Dê preferência para os ingredientes orgânicos.

Alimentação saudável

Um bom remédio natural para HPV é fortalecer o organismo com uma alimentação saudável, consumindo preferencialmente os alimentos orgânicos, pois eles estão livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos que podem prejudicar a saúde.

Ervas

Algumas ervas também são indicadas como tratamento natural para HPV. São elas: unha-de-gato, ipê-roxo, uxi-amarelo, vitex agnus-castus, equinácea e chá de melão-de-são-caetano.

Para evitar doenças, recomenda-se a ingestão do chá de aroeira e de ipê-roxo, bem como as cápsulas de unha-de-gato, duas vezes ao ano. Estas ervas ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e atuam no aparelho reprodutor, evitando o aparecimento de algumas doenças.


Reportar erro