Remédios caseiros para gota

Causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, a gota é uma doença que geralmente…


Causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, a gota é uma doença que geralmente provoca inchaço, sensação de queimação, inflamação e dores intensas nas articulações, mais frequentemente nos pés e joelhos. O indivíduo que sofre com este problema deve ter alguns cuidados com a alimentação, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em proteínas, pois estes aumentam a concentração de ácido úrico no sangue. Outra recomendação é beber cerca de 3 litros de água por dia, o que auxilia na eliminação do excesso de ácido úrico. Existem alguns produtos naturais que podem ajudar na redução das fortes dores causadas pela gota.

Remédios caseiros para gota

Foto: Reprodução

Tratamentos naturais para gota

Suco de pepino

O pepino possui propriedades: refrescante, mineralizante e alcalinizante e, junto com outros ingredientes, ajuda a reduzir as inflamações e dores nas articulações.

Ingredientes:

– ½ pepino médio;
– ½ cenoura média;
– 1 copo de água de coco.

Modo de preparo:

Descasque e corte o pepino e a cenoura, passando-os pela centrífuga. Após isto, misture com a água de coco. O recomendado é consumir este suco 3 vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um excelente remédio caseiro para aliviar as dores intensas de um ataque de gota, pois favorece a dissolução dos cristais de ácido úrico e evita a retenção de líquidos.


Para aproveitar os benefícios, basta acrescentar meia colher de sopa pequena de bicarbonato de sódio em um copo de água, misturar bem e beber antes de dormir.

Chá de cavalinha

Com propriedades antiartrítica e anti-inflamatória, a cavalinha é um ótimo depurativo natural. Ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico da urina, alivia a dor e fortalece os tecidos conjuntivos como ligamentos, tendões e cartilagens. Por isso, esta planta é indicada para o tratamento de doenças como gota, reumatismo e artrite. Mas, atenção! A cavalinha não deve ser usada por mais de 6 semanas seguidas e é contraindicada em casos nos períodos de gravidez e amamentação, além de pessoas com doenças cardíacas ou renais.

Ingredientes:

– 2 colheres de chá de cavalinha seca;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque duas colheres de chá de cavalinha e cubra com uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 10 a 15 minutos, coe e beba a seguir.

Bolsa de gelo ou compressa fria

Aplicar uma bolsa de gelo ou uma compressa fria diretamente sobre a articulação (por cerca de 15 minutos) ajuda a aliviar a dor e a reduzir a inflamação e o inchaço.


Reportar erro