Remédios caseiros para dores de estômago

A dor no estômago é uma sensação bastante incômoda que pode ser causada por nervosismo,…


A dor no estômago é uma sensação bastante incômoda que pode ser causada por nervosismo, cólicas, algum alimento que comemos e não nos caiu bem, bebidas e alimentos em excesso ou devido a uma infecção.

No caso de uma dor de estômago muito frequente ou muito intensa, é recomendado consultar um médico. Existem alguns produtos naturais que podem ser usados como remédios caseiros para aliviar o mal estar estomacal. Saiba mais a seguir:

Remédios naturais para tratar dores de estômago

Gengibre

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é um remédio natural capaz de aliviar dores, náuseas e vômitos, além de auxiliar no processo de digestão.

Para aproveitar os seus benefícios, basta descascar, ralar (ou cortar em pequenos pedaços) o gengibre e preparar uma infusão com ele, deixando ferver durante vários minutos. Para quem não aprecia alimentos picantes, o suplemento de gengibre pode ser uma melhor opção.

Remédios naturais para tratar dores de estômago

Foto: Reprodução

Camomila

Além de acalmar os nervos, a popular camomila também ajuda a suavizar as dores no estômago. A indicação de consumo é de um copo bem cheio de infusão da erva.


Erva doce

A erva doce é outra planta com propriedades medicinais muito poderosas, sendo também indicada para aliviar o mal estar estomacal. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela planta, prepare uma infusão com duas colheres de sopa da erva doce em água quente e tome um ou vários copos ao dia, até que o desconforto diminua.

Alface

A alface também tem propriedades que acalmam o estômago e ajudam a aliviar a dor. Um bom remédio caseiro é o chá de alface, que é um anti-ácido natural. Para preparar este chá, junte 80g de alface e 1 litro de água em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Após isto, tampe e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Coe e beba o chá de alface 4 vezes ao dia, em jejum e entre as refeições.

Batata

Rale uma batata crua e esprema-a até sair todo o seu suco. Beba logo em seguida. Este remédio natural pode ser tomado várias vezes ao dia e não tem contraindicações.

Outras dicas

Além dos remédios caseiros listados acima, existem algumas dicas que podem ajudar a evitar e tratar a dor no estômago. Confira a seguir:

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  • Seguir uma dieta rica em legumes cozidos, verduras, vegetais, frutas não cítricas e carnes magras cozidas;
  • A dor no estômago pode ter causa emocional e, por isso, praticar algum tipo de atividade física é uma boa maneira de não apenas tratá-la, como também evitá-la.

Reportar erro