Remédios caseiros para curar catapora

Por João Silva

Catapora

Receitas de remédios caseiros para amenizar os sintomas deste problema | Imagem: Reprodução

A catapora ou varicela é uma doença famosa por causar o surgimento de manchas na pele do paciente, é altamente infecciosa e contagiosa, sendo causando por vírus e comum na infância. Uma vez que alguém a adquire e trata a doença, não mais terá sintomas ou problemática de catapora, pois o vírus permanece adormecido, mas o organismo pode ficar vulnerável a outras doenças.

A transmissão da doença é por via aérea, gotas expelidas por espirros ou tosses ou até o contato com a pele infectada de outros pacientes. O vírus pode levar até 15 dias para se instalar no organismo, apresentando sintomas que duram mais 10 dias até que seja tratada. Gestantes podem contaminar seus recém-nascidos, e os cuidados com ambos devem ser especiais, pois a imunidade dos dois está muito baixa e podem apresentar quadros graves.

A doença manifesta-se apresentando:

Entre as complicações que a doença pode trazer a pessoa com baixa imunidade, destacamos:

  • Pneumonia
  • Edemas
  • Infecções auditivas
  • Síndrome de Reye
  • Herpes-zóster

Essa última da-se pela reativação do vírus, ocorrendo geralmente em idosos, que estão com a sua auto-defesa baixa o suficiente para controlar a ação do vírus no corpo, que se multiplica com facilidade.

É importante salientar que o ato de coçar as lesões pode acarretar na formação de cicatrizes perpétuas, além da inflamação via bactérias no local. Não há cura para a catapora, pois uma vez que o vírus aloja-se no organismo ele permanece lá, porém adormecido e a sua reativação é rara, mas há antivirais que visam impedir a infecção inicial tanto como a sua reativação. Passar pelos sintomas é normal e o próprio organismo se encarrega de se recuperar sozinho, mas não se deve deixar apenas ‘’curar’’ por isso, catapora pode matar se não dada à devida atenção.

Evitar o contágio é importante, e o uso da vacina em bebês depois de um ano de idade é essencial, pois os efeitos dos sintomas podem ser incômodos. Apresentando sintomas, é necessário o repouso imediato e tratamento dos sintomas, assim como alívio da coceira causada pelas feridas.

Remédios caseiros

É possível usar as substâncias presentes no Reino Plantae, em forma de remédios caseiros, para melhorar os sintomas da catapora, seja ingerindo ou realizando aplicações diretamente na pele.

Hortaliças

Frutas

– Consuma laranja ou lima substituindo uma refeição, 2 vezes por semana.

– Suco de 3 limões 4 vezes ao dia.

Plantas

  • Chá das folhas do azevinho, borragem ou sabugueiro, 4 xícaras ao dia.
  • Banho quente do chá do sabugueiro.
  • Chá das flores da violeta, 3 xícaras ao dia.