Remédios caseiros para colite

Colite é a denominação dada à inflamação do cólon, também chamado de intestino grosso. Existem…


Colite é a denominação dada à inflamação do cólon, também chamado de intestino grosso. Existem basicamente dois tipos de colite: a aguda e a crônica. A colite aguda é causada por bactérias ou vírus, já a colite crônica pode ter diversas causas, dentre as quais podemos citar estresse, intestino irritável, doenças autoimunes etc.

Em alguns casos o uso de medicamentos farmacêuticos é necessário para aliviar ou curar a colite, porém existem alguns remédios naturais que podem ajudar a evitar a inflamação.

Sintomas da colite

Dentre os sintomas mais frequentes da colite estão os seguintes:

  • Retorção intestinal;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal aguda;
  • Flatulência;
  • Mucosidade ou sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Sensação constante de querer mobilizar o intestino.

No caso de sentir um ou vários dos sintomas listados acima, é muito importante consultar um médico para o diagnóstico correto. Somente um especialista poderá afirmar com certeza a necessidade de tomar alguma medicação.

Remédios caseiros para colite

Foto: Reprodução

Remédios naturais para tratar colite

Dieta à base de líquidos

Principalmente no caso de a colite se manifestar com diarreia líquida, o indicado é evitar os alimentos sólidos e ingerir somente líquidos, com boa quantidade de íons e minerais, durante 2 ou 3 dias.


Água de arroz

Para preparar este remédio caseiro, pegue um copo de arroz e coloque para ferver junto com seis copos de água, até os grãos ficarem moles. Após isto, coe e beba, morno ou frio.

Chá de camomila

Devido ao seu efeito anti-inflamatório, a camomila é um ótimo remédio natural para a colite. Pegue alguns ramos da erva e ferva em uma panela com água. Depois de frio, sirva tudo em um copo. Se quiser adoçar, prefira fazê-lo com mel ou estévia.

Água de repolho

Pegue algumas folhas de repolho e as coloque para ferver em uma panela durante 10 minutos. Beba depois que esfriar.

Suco de maçã

Passe 4 maçãs pela centrífuga (ou processador de alimentos) e tome um copo (250 ml) deste suco, 5 vezes ao dia durante os dias de crise, e por mais 3 dias após o fim dos sintomas.

Dieta leve

Durante o período de crise de colite, é importante evitar o consumo de comidas pesadas, optando pelos alimentos leves que não aumentem a inflamação.

O indicado é aumentar a ingestão de líquidos, frutas e verduras, e evitar os alimentos que contenham açúcares refinados, como bolos, chocolate e guloseimas em geral. Também se deve evitar as comidas muito temperadas, álcool, café e bebidas gasosas.


Reportar erro