Remédios caseiros para cistos no ovário

Os cistos (ou quistos) no ovário são crescimentos anormais, com líquido no seu interior, que…


Os cistos (ou quistos) no ovário são crescimentos anormais, com líquido no seu interior, que se formam dentro ou ao redor de um ou ambos os ovários da mulher. Normalmente os cistos ovarianos são benignos e podem aparecer com mais frequência em mulheres em idade fértil, sendo menos comum na fase pós-menopausa. Não raro os cistos de ovários são descobertos apenas durante um exame físico de rotina e um acompanhamento é necessário para evitar que eles cresçam e rompam, podendo causar vários danos ao ovário e à saúde em geral.

Remédios caseiros para cisto no ovário

Foto: Reprodução

Os cistos tendem a desaparecer após 8 a 12 semanas, no entanto, o ginecologista pode receitar pílulas anticoncepcionais para reduzir o surgimento de novos cistos; e, em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia para retirada dos cistos. Existem opções de remédios caseiros para tratar o cisto de ovário de forma natural, podendo diminuir o seu tamanho ou eliminá-lo.

Tratamentos naturais para cisto no ovário

Chá de quixaba

O chá de quixaba é um ótimo remédio natural para este problema, devido às propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes presentes na planta, que ajudam a desinflamar o cisto no ovário, aliviando, assim, sintomas como dor na região pélvica.

Mas, atenção! Este chá é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, porque a planta provoca a redução dos níveis de açúcar no sangue.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de casca de quixaba;
– 500 ml de água.


Modo de preparo:

Coloque a casca de quixaba na água e leve para ferver. Depois de fervida, espere amornar, coe e beba até 2 xícaras do chá por dia.

Além da quixaba, outras plantas são normalmente utilizadas no tratamento dos cistos ovarianos, como o dente-de-leão, cardo mariano, trevo vermelho, acteia ou erva-de-são-cristóvão, raiz de maca, raiz de inhame selvagem e raiz de ginseng feminina.

Óleo de rícino (óleo de mamona)

O óleo de rícino é um ácido graxo insaturado que é utilizado durante muitos anos no tratamento de diversos males e possui a capacidade de dissolver o cisto no ovário, ajuda a curar um cisto que tenha rompido e alivia a dor.

O modo de utilizá-lo é aplicando o óleo externamente sobre a pele na zona onde o cisto está localizado. Dessa forma, o óleo é absorvido, auxiliando na circulação e favorecendo a eliminação de toxinas.

Dieta

A dieta influencia no desenvolvimento dos cistos ovarianos e, segundo estudos realizados, alimentos ricos em hidratos de carbono ou em estrogênio devem ser evitados.


Reportar erro