Remédios caseiros para catarata

A catarata é uma doença ocular, causada pela acumulação de algumas proteínas dentro do cristalino…


A catarata é uma doença ocular, causada pela acumulação de algumas proteínas dentro do cristalino do olho, que deixa a sua lente cristalina opaca e esbranquiçada, podendo resultar em cegueira. Antigamente, existia a crença de que a visão embaçada e as pupilas brancas eram resultado de uma espécie de cachoeira que descia do cérebro. Daí dá-se a origem do nome desta doença.

Apesar de ser considerada uma doença da senilidade, por afetar, em sua maioria, as pessoas mais de 65 anos de idade, os bebês também podem nascer com a doença, por razões hereditárias. A catarata ainda pode ser provocada por alimentação pobre em nutrientes importantes para a saúde dos olhos; por tensão nervosa; estresse; consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ou de sal e açúcar; tabagismo; diabetes; infecção da vesícula biliar; infecção gastrointestinal; deficiências de vitaminas, além de exposição à radiações e o consumo frequente de drogas.

Remédios caseiros para catarata

Foto: Reprodução

Os sintomas mais frequentes da catarata

Dentre os sintomas mais frequentes desta doença ocular, pode-se citar os seguintes:

  • Visão turva, provocando bastante dificuldade em ver as coisas claramente, ou dificuldade com a visão central;
  • Algumas pessoas começam a ver as imagens duplicadas, e a visão apenas melhora em um ambiente com pouca claridade;
  • Alterações de cor na visão;
  • Ocorre uma melhora na visão de perto, porém há uma redução da visão noturna e à distância;
  • Sensação de uma “película” nos olhos;
  • Sensibilidade à luz e ao brilho;
  • Em casos mais graves, o indivíduo acometido pela doença não enxerga praticamente nada, além de partículas de luz. Tudo se torna desbotado e cinzento.

Tratamento caseiro para catarata

Existem alguns remédios caseiros que auxiliam no tratamento da doença ocular. Confira a seguir:

Cenoura

A cenoura é um alimento que pode ser utilizado para tratar a catarata. Coma pelo menos 4 cenouras no decorrer do dia e, em jejum e antes de dormir, beba 1 copo grande de suco de cenoura sem açúcar. A indicação é manter este tratamento até que haja a percepção de uma melhora dos sintomas.


Alho

O alho ajuda a limpar o cristalino do olho. Deve-se comer ao menos 3 dentes de alho cru, todos os dias, mastigando lentamente.

Camomila

Acrescente duas colheres de sopa de camomila em um copo de água fervente. Cubra, deixe esfriar e coe. Lave os olhos com esta infusão.

Batata crua

Lave e corte uma batata crua em pedaços e coloque-a em uma gaze sobre as pálpebras. Deixe durante uma hora (ou mais), todos os dias.

Suco natural de laranja e de limão

Diariamente, beba pelo menos 2 copos de suco natural de laranja, sem açúcar, e dois de suco de limão (preparados na hora).

Flores de abóbora

Se a doença já estiver no estágio em que o olho está esbranquiçado, prepare e aplique um colírio natural: pegue um punhado de flores de abóbora e faça a infusão por 15 minutos em uma xícara de água mineral. Lave os olhos de manhã e à noite.

Alimentos nutritivos

Nas refeições principais, consuma alimentos crus e ricos nas vitaminas do complexo B, vitamina C, D, E e ácido pantotênico.


Reportar erro