Remédios caseiros para aumentar a imunidade

O sistema imunológico O sistema imunológico é responsável por defender o corpo das ameaças provenientes…


O sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por defender o corpo das ameaças provenientes de fungos, vírus, parasitas e bactérias. Quando pegamos um resfriado, por exemplo, o nosso corpo passa, imediatamente, a combater o causador dela.

Nesse processo, o sistema identifica o agressor e em seguida começa a combater. É capaz ainda de identificar caso tentem novamente a invasão. Essa luta constante contra as ameaças que tentam invadir nosso corpo se dá por meio dos linfócitos, que são as células brancas do sangue, e dos anticorpos, que são moléculas de proteína.

Remédios caseiros para aumentar a imunidade

Foto: Reprodução

O enfraquecimento

Existem algumas coisas, no entanto, que podem causar o enfraquecimento do sistema imunológico deixando, com isso, o corpo exposto a diversos tipos de doença com níveis distintos de gravidade.

Entre os fatores que enfraquecem esse sistema, podemos citar a AIDS, doença inflamatória intestinal, deficiência de nutrientes, estados emocionais, procedimentos médicos como cirurgias, transplante, uso de drogas para combater a rejeição e outros.

Mas ao mesmo tempo que podem ser encontrados fatores que naturalmente diminuem a atuação do sistema imunológico, existem alimentos e remédios caseiros que podem ajudar a fortalece-lo novamente.

Remédios caseiros

O consumo diário de nabo, couve-flor e rabanete pode ajudar a reforçar o sistema, assim como a ingestão de uma colher de sopa de mel por dia.


Além disso, podemos citar o chá de ginseng, o chá verde e outros. Confira abaixo algumas receitas de medicamentos naturais para aumentar a imunidade:

Suco de cenoura com laranja

Extraia o suco de duas laranjas e bata no liquidificador com uma cenoura média. Tome logo após, preferencialmente no café da manhã, todos os dias.

Suco de goiaba, laranja, limão, toranja e cebola

Esse suco deve ser feito com:

  • 5 goiabas
  • 2 laranjas
  • 3 limões
  • 1 toranja
  • 1 cebola pequena
  • ½ copo de água

Ferva a cebola na água por dez minutos e reserve. Corte as goiabas em 4 partes, esprema os limões, as laranjas e a toranja e bata no liquidificador. Retire a cebola da água e misture o suco com essa água. Beba na hora em que for preparado, preferencialmente no período da manhã.

Suco de rabanete, limão e laranja

Para preparar, você vai precisar de:

  • 2 rabanetes
  • 1 limão
  • 2 laranjas
  • ¼ de xícara de água

Corte os rabanetes em quatro e bata no liquidificador com a água. Em seguida, adicione o suco do limão e das laranjas. Consuma logo em seguida.


Reportar erro