Remédios caseiros para alergia

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a alguma substância estranha ao organismo e,…


A alergia é uma resposta do sistema imunológico a alguma substância estranha ao organismo e, geralmente, as pessoas que sofrem com este problema possuem sensibilidade a mais de uma substância. A alergia pode surgir por diversos motivos, tais como: pólen, poeira, picadas de insetos, determinados alimentos, látex, medicamentos, determinados cheiros fortes, fungos, pelos de animais, ácaros, dentre outros. O indivíduo que está passando por uma crise alérgica apresenta sintomas como coriza, entupimento e coceira no nariz, espirros, tosses e olhos e nariz avermelhados. Confira a seguir algumas indicações de remédios caseiros para tratar alergia:

Remédios caseiros para alergia

Foto: Reprodução

Tratamentos naturais para alergia

Suco de melão, pepino e agrião

O melão, pepino e agrião são ótimos alimentos para tratar alergia na pele, pois são ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonoides, que fortalecem a proteção da pele. O suco preparado com estes ingredientes também é hidratante, nutritivo e auxilia no alívio da coceira e na cicatrização de feridas que possam ocorrer.

Ingredientes:

– 250g de melão;
– 50g de pepino;
– 20g de agrião.

Modo de preparo:

Lave bem os ingredientes e passe-os pela centrífuga. Após isso, coloque a mistura sobre a região da pele afetada e deixe por 15 minutos. Para retirar a mistura, lave bem a pele com sabonete hipoalergênico e seque bem.

Tanchagem

A tanchagem é uma planta medicinal que possui propriedades expectorantes que ajudam a eliminar as secreções de alergias respiratórias, como sinusite e rinite.

Na forma de chá, a tanchagem trata alergia respiratória; na forma de cataplasma, alergia na pele.

Chá de tanchagem

Ingredientes:


– 15g de folhas de tanchagem;
– 500ml de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione a erva. Tampe, deixe esfriar e beba após coar.  A recomendação de consumo é de 2 xícaras deste chá por dia.

Cataplasma

Para tratar alergia na pele, aplique a cataplasma com as folhas amassadas de tanchagem e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, jogue-as fora e aplique novas folhas amassadas, repetindo o processo de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de camomila

O chá de camomila ajuda a melhorar os sintomas alérgicos e é bom para insônia e digestão.

Ingredientes:

– 1 colher de chá da erva seca;
– 1 xícara de água quente.

Modo de preparo:

Coloque a erva em um bule e depois coloque a água por cima. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

Os chás de cascas de pau de cajueiro seco e de espinheira-santa também podem ser usados para tratar alergias.


Reportar erro