Óleo essencial de citronela: benefícios e como usar

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O óleo essencial de citronela possui diversos benefícios medicinais, no entanto, seu uso mais difundido é como repelente e inseticida.

Mas também promove o alívio das dores, principalmente as que são causadas por reumatismo, e é considerado um poderoso antisséptico, agindo contra fungos e ácaros, causadores de alergias respiratórias.

Conheça mais sobre os usos e benefícios do óleo extraído das folhas da citronela, a seguir.

Benefícios do óleo essencial de citronela 

A citronela é rica em citronelol, substância que consegue afastar mosquitos e insetos diversos (Foto: Freepik)

Repelente de insetos

O óleo essencial de citronela é um ingrediente quase indispensável nos repelentes e inseticidas comerciais e isso ocorre graças a composição da substância, que é formada basicamente por compostos voláteis. 

Esses compostos são odoríferos, ou seja, liberam um determinado aroma que serve como comunicação para espécies animais. (1

A citronela é rica em citronelol, quase 40% da sua composição total. São encontrados ainda compostos como geraniol, D-limonene e alguns tipos de acetatos, em diferentes quantidades. 

Essas substâncias não conseguem apenas repelir os insetos, por avisar através do odor que é uma planta tóxica para eles, mas também exterminar esses animais e suas larvas. (2)

Ela também consegue repelir os carunchos, espécies resistentes de insetos, que costumam invadir grãos e leguminosas, como arroz e feijão. (3)

Alivia as dores 

O óleo essencial de citronela é capaz de inibir a produção da prostaglandina, substância que inicia os sintomas da inflamação e que causa dores

O efeito antioxidante do citronelal e do citronelol impede a atividade dos radicais livres. Essas substâncias são produzidas naturalmente pelo organismo quando as células se degradam, mas causam vários danos. O excesso deles também é verificado em episódios de dores. 

Aliado a isso, alguns componentes do óleo essencial agem no sistema nervoso e diminuem a sensação das dores, de modo semelhante aos analgésicos sintéticos. (4

É um potente antisséptico 

O óleo da citronela também é usado em produtos de limpeza, pois o geraniol, um dos principais compostos da planta, apresenta forte ação contra a proliferação de micro-organismos. 

Ele impede a multiplicação de bactérias que causam problemas estomacais e respiratórios, sendo considerado um eficiente antisséptico para uso tópico, e como antibiótico, inibindo o ciclo de vidas dos micro-organismos invasores do corpo. (5)

Impede a proliferação de fungos e ácaros 

O óleo de citronela possui a ação antifúngica, capaz de combater fungos causadores de mofo, inibindo seu crescimento. Os principais compostos responsáveis por essa ação são o linalol e o citronelol. (6)

O mesmo efeito é observado nos ácaros. O óleo elimina esses parasitas que causam, principalmente, problemas respiratórios e na pele. (7

5- Tem efeito calmante e relaxante 

O citronelol, presente no óleo de citronela, diminui a excitação cerebral, trazendo o efeito de relaxamento. Ele consegue aliviar as convulsões, sintoma comum em diversas doenças neurológicas e ainda tem potencial antidepressivo. (8)

Auxilia na perda de peso 

O óleo essencial da citronela, quando inalado, também ajuda na perda de peso e redução do colesterol, pois acelera a queima de gordura. 

O benefício está associado a ação dos óleos da erva, principalmente do citronelol, em estimular o sistema nervoso simpático. Esse mecanismo também está associado a diminuição do apetite.

Desse modo, a inalação do óleo pode ser de grande auxílio na perda de peso corporal. (9)

Como usar o óleo? 

O óleo de citronela pode ser usado para fazer velas aromáticas (Foto: Freepik)

Os óleos essenciais costumam ser utilizados para aromaterapia, aplicação tópica em massagens para dor, aplicando diretamente sobre fungos ou ácaros ou na produção de velas e outros tipos de repelentes naturais. (2,4,5,6,7,9)

Caso deseje consumir o óleo essencial, o ideal é fazer o chá de citronela, que é feito com as folhas frescas da planta, pois é onde as substâncias estão mais concentradas. 

Repelente de citronela

Ingredientes

  • 20 gotas de óleo essencial de citronela
  • 25 ml de álcool de cereais.

Modo de preparo

Misture o óleo essencial com o álcool e coloque em um recipiente próprio para difusor de ambientes. O álcool irá evaporar e liberar o óleo pelo ambiente, mantendo os insetos afastados.

Vela de citronela

Ingredientes

  • 80 gramas de parafina sólida
  • 3 ml do óleo essencial de citronela
  • Pavio.

Modo de preparo

Derreta a parafina em banho-maria até ter um líquido transparente, sempre mexendo para evitar que a parafina queime. Acrescente o óleo de citronela e mexa bem. 

Em seguida, basta colocar a mistura em moldes para vela ou forminhas de cupcake fundas e colocar o pavio. Para que ele fique no lugar, use um prendedor de roupas. 

O próximo passo é deixar secar por, no mínimo, 24 horas e desenformar. Você pode adicionar corantes, caso queira velas coloridas.

Onde encontrar 

O óleo essencial pode ser encontrado em lojas de essências e de produtos fitoterápicos e naturais.

Existe alguma contraindicação?

Não existem contraindicações do uso do óleo essencial de citronela. (10)

No entanto, pessoas sensíveis aos componentes do óleo essencial podem apresentar alergias. Caso isso aconteça, é necessário suspender o uso e procurar orientação médica.

Referências 

(1) MAIA, Cintiara Souza; JUNIOR, Wolney Costa Parente. Citronela, aliada natural para repelir pernilongos. Norte científico, v. 3, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.ifrr.edu.br/index.php/norte_cientifico/article/view/69. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(2) SCOLARI, Hortência Adelina; VENQUIARUTO, Luciana Dornelles; ZANATTA; Raquel Carla. Saberes populares fazendo saberes escolares: um estudo sobre a citronela, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/67024501-Saberes-populares-fazendo-saberes-escolares-um-estudo-sobre-a-citronela.html. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(3) SANTOS, Vanusa Suelma Viana; CUNHA, João Rodrigues; SILVA, Paulo Henrique Soares. Atividade ovicida e repelente de pó de citronela sobre o caruncho do feijão-caupi. Revista Verde, v. 13, n. 2, p. 146-149, 2018. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1099482/atividade-ovicida-e-repelente-de-po-de-citronela-sobre-o-caruncho-do-feijao-caupi. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(4) LEITE, Bárbara L.S.; et al. Assessment of antinociceptive, anti-inflammatory and antioxidant properties of Cymbopogon winterianus leaf essential oil. Pharmaceutical Biology, v. 48, n. 10, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/13880200903280000. Acesso em: 29 de julho de 2019;

(5) SCHERER, R. et al. Composição e atividades antioxidante e antimicrobiana dos óleos essenciais de cravo-da-índia, citronela e palmarosa. Rev. bras. plantas med., Botucatu, v. 11, n. 4, p. 442-449, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-05722009000400013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(6) NAKAHARA, Kazuhiko; et al. Chemical Composition and Antifungal Activity of Essential Oil from Cymbopogon nardus (Citronella Grass). Japan Agricultural Research Quaterly, v. 37, n. 4, p. 249-252, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238783168_Chemical_Composition_and_Antifungal_Activity_of_Essential_Oil_from_Cymbopogon_nardus_Citronella_Grass. Acesso em: 29 de julho 3 de janeiro de 2019.

(7) MELLO, Valéria de; et al. Acaricidal properties of the formulations based on essential oils from Cymbopogon winterianus and Syzygium aromaticum plants. Parasitology Research, v. 113, n. 12., p. 4431-4437,  2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00436-014-4121-4. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(8) QUINTANS-JÚNIOR, Lucindo José; et al. Phytochemical screening and anticonvulsant activity of Cymbopogon winterianus Jowitt (Poaceae) leaf essential oil in rodents. Phytomedicine, v.15, n. 8, p. 619-624, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/5869512_Phytochemical_screening_and_anticonvulsant_activity_of_Cymbopogon_winterianus_Jowitt_Poaceae_leaf_essential_oil_in_rodents. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(9) BATUBARA, Irmanida; et al. Effects of Inhaled Citronella Oil and Related Compounds on Rat Body Weight and Brown Adipose Tissue Sympathetic Nerve. Nutrients, v. 7, n. 3, p. 1859-1870, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4377886/. Acesso em: 29 de julho de 2019.

(10) ROBERT, Tisserand; YOUNG, Rodney. Essential Oil Safety – E-Book: A Guide for Health Care Professionals. Churchill Livingstone: 2ª edição, 2014.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.