Remédios caseiros para a síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável não tem causas específicas, mas acomete muitas pessoas. Conheça os sintomas mais comuns e também remédios caseiros.


As causas específicas são desconhecidas, mas os sintomas estão ali. A síndrome do intestino irritável acomete muitas pessoas que sentem bastante desconforto com a doença. Entretanto, há tratamento e, melhor ainda, opções naturais para amenizar os sintomas e ajudar na cura do problema.

Os sintomas são diversos, variando entre indivíduos. Confira na lista abaixo os mais comuns:

  • Gases
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Muco nas fezes
  • Cólicas
  • Dores abdominais
  • Sensação de inchaço

Como tratar?

Desconfia-se que as grandes causas para a síndrome do intestino irritável sejam o estresse, a má alimentação e o uso de certos medicamentos. Dessa forma, a melhor maneira de tratar o problema é alimentando-se bem e controlando a saúde mental. Para quem necessita ingerir remédios controlados, o médico deverá ser consultado para que sejam esclarecidas as dúvidas sobre os efeitos da medicação e saber se há métodos alternativos. Os que sofrem com a prisão de ventre, por exemplo, podem aproveitar os benefícios do psyllium para melhorar o trânsito intestinal.

Outro aspecto também importante é diminuir do cardápio o consumo de álcool, cafeína, açúcares e gorduras. Essas substâncias conseguem irritar ainda mais o intestino e acabam agravando o caso do cólon irritável.

Remédios caseiros para a síndrome do intestino irritável

Foto: Reprodução/ internet

Remédios caseiros

Suchá de camomila e maracujá

Com propriedades benéficas para a síndrome do intestino irritável, essa bebida ajuda a diminuir os movimentos intestinais e acalmar o órgão. Confira a receita:

Ingredientes:

– Um maracujá


– Uma xícara de chá de camomila

Como preparar:

Bata no liquidificador a polpa de um maracujá juntamente ao chá de camomila. Beba o suchá duas vezes por dia, preferencialmente no lanche e antes de dormir.

Vitamina de maracujá e iogurte

O iogurte possui bactérias benéficas ao intestino que ajudam a regular seu movimento e o maracujá ajuda a acalmar os nervos, evitando o estresse que causa o aparecimento das crises do intestino irritável. Confira a receita:

Ingredientes:

– Um iogurte natural

– Um maracujá

Como preparar:

Misture no liquidificador o iogurte com a polpa do maracujá. Beba a vitamina no café da manhã

Importante

Não cometa excessos! Mesmo que os tratamentos indicados sejam naturais, é importante que seu médico tenha conhecimento da sua vontade de fazê-los. Um fitoterapeuta irá indicar a quantidade certa e por quanto tempo deverá tomar as bebidas. Além disso, o tratamento com remédios caseiros não suspende o uso do medicamento indicado pelo profissional.


Reportar erro