Remédios caseiros para a insuficiência cardíaca

Muitas pessoas sofrem com a insuficiência cardíaca, por isso, remédios caseiros podem ser associados ao tratamento médico no intuito de tratar essa doença.


Todo mundo sabe que o coração é o órgão vital para o nosso organismo, mas infelizmente muitas pessoas descuidam da saúde dessa parte do corpo, e pior, não mantêm os cuidados necessários para uma bom funcionamento do coração. Esse órgão é responsável pelo bombeamento do sangue e do oxigênio para o resto do corpo, e quando não recebe a atenção necessária as consequências podem ser terríveis, surgindo novas doenças, à exemplo da insuficiência cardíaca.

Neste artigo, o Remédio-Caseiro descreve alguns remédios naturais que podem ajudar no tratamento dessa doença. Mas antes vamos entender melhor o que é a insuficiência cardíaca.

Insuficiência cardíaca

Estima-se que no mundo 26 milhões de pessoas sofram com a insuficiência cardíaca – só no Brasil são 6 milhões. Esse transtorno ocorre quando o coração não consegue bombear a quantidade necessária de sangue para os órgãos do corpo. Essa deficiência é decorrente de alguns descuidos como a falta de exercícios físicos, distúrbios da tireoide, colesterol elevado e obesidade. Além de estar relacionado a algumas doenças, a exemplo do diabetes e anemia. Quem possui esse mal, apresenta como sintomas cansaço, dificuldade para respirar e inchaços pelo corpo.

Remédios caseiros para a insuficiência cardíaca

Foto: Reprodução/ internet

Para evitar as complicações desse problema, as pessoas devem melhorar seus hábitos físicos e alimentares. Caso contrário, o distúrbio pode afetar ainda mais as válvulas do coração, causar danos no fígado, provocar infarto e levar o paciente até mesmo à morte.

O tratamento para combater a insuficiência deve ser feito com o auxílio de um cardiologista, que deve ser procurado o quanto antes. O médico, dependendo do problema, irá receitar medicamentos que fortaleçam o músculo cardíaco e que diminuam a pressão do sangue sobre o coração e a retenção de líquidos. Outros remédios caseiros podem ajudar o paciente na recuperação dessa doença, são eles: chá das folhas de abacate e chá de alecrim.


Remédios caseiros para tratar a insuficiência cardíaca

Chá das folhas de abacate

A planta do abacate possui propriedades capazes de reduzir os efeitos da gordura presentes no coração. Além disso, consegue eliminar o colesterol ruim e aumentar a força do músculo do coração.

Para preparar o chá são necessárias 10 gramas de folhas de abacate e 500 mililitros de água. Coloque todos os ingredientes no fogo baixo e espere ferver por aproximadamente 10 minutos. Após o tempo determinado, espere esfriar, coe a mistura e beba quatro xícaras de chá por dia. Não sendo necessário adoçar.

Chá de alecrim

O alecrim é um tônico natural para melhorar a circulação, pois o mesmo age nas paredes dos vasos sanguíneos, auxiliando na regulação da pressão do sangue e facilitando o surgimento de resultados positivos no tratamento médico para combater a insuficiência cardíaca.

É necessário 10 gramas de folhas de alecrim e 500 mililitros de água para preparar o chá eficaz na luta contra essa doença. Misture os ingredientes em recipiente e leve ao fogo, deixando ferver por cinco minutos. Depois deixe o chá repousar por mais cinco minutos. Coe e, sem adoçar, beba a quantidade de quatro xícaras por dia.

Precauções

Nenhuma dessas receitas devem substituir os remédios prescritos pelo médico e também não devem ser adicionadas no tratamento sem o acompanhamento do cardiologista. Converse com seu médico à respeito desses chás e, se permitido, inclua na sua dieta. Além disso, pratique mais exercícios físicos e coma alimentos com pouca gordura, sal e calorias.


Reportar erro