Remédio caseiro com plantas reduz as dores nas juntas

A receita do fitoterapeuta naturopata, André Resende, contém extrato fluído de abacate, chapéu-de-couro, erva baleeira, sucupira e arnica


As expressões “dores nas juntas” ou “dores nas articulações” são vagas e podem significar diferentes doenças. Em termos médicos, as dores nas juntas são denominadas artralgias e devem ser diferenciadas daquelas acompanhadas por inchaço, calor e vermelhidão.

O tratamento das dores nas juntas pode ser feito desde simples analgésicos ou anti-inflamatórios não hormonais até cortisona ou imunossupressores. As plantas também podem ser úteis no tratamento de tais dores. Neste artigo, conheça a receita de um remédio caseiro para tratar dores nas juntas do fitoterapeuta naturopata, André Resende.

Remédio caseiro para tratar dores nas juntas

A receita do fitoterapeuta contém extrato fluído de abacate, chapéu-de-couro, erva baleeira, sucupira e arnica, além de chá de hortelã. Antes de conhecermos a receita, veremos os benefícios de cada um dos ingredientes desse remédio caseiro.

Remédio caseiro com mistura de plantas ajuda a reduzir as dores nas juntas

Foto: depositphotos

Benefícios do abacate

Rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e contendo o poderoso antioxidante glutationa, o abacate é uma fruta que fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de aterosclerose. Esta fruta também ajuda a hidratar a pele e os cabelos, além de melhorar a circulação sanguínea devido à presença de gorduras saudáveis como o ômega 3.

Benefícios do chapéu-de-couro

O chapéu-de-couro possui ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, laxante, energética, antiartrítica e anti-hipertensora. O chá desta planta é usado para tratar inflamações de garganta e doenças como artrite, artrose e reumatismo.


Benefícios da erva baleeira

Dentre as principais propriedades da planta erva baleeira estão a sua ação anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, cicatrizante, laxativa e diurética. Graças à sua ação anti-inflamatória, a erva baleeira é constantemente indicada para tratar contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral.

Benefícios da sucupira

De acordo com alguns estudos publicados, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na composição da semente da sucupira atua na redução da dor, principalmente em casos de artrite e reumatismo.

Benefícios da arnica

Dentre as propriedades medicinais da arnica estão a sua ação adstringente, analgésica, sedativa, anti-inflamatória, aromática, antiespasmódica, hipoglicêmica e hipotensora. Esta planta é tradicionalmente utilizada para combater hemorragias leves e tratar machucados com hematomas e inflamações, além de ser útil para as pessoas que sofrem de reumatismo.

Receita caseira para dores nas juntas

Confira a seguir a receita do fitoterapeuta naturopata André Resende:

Ingredientes

– 100 ml de extrato fluído de abacate;
– 100 ml de extrato fluído de chapéu-de-couro;
– 100 ml de extrato fluído de erva baleeira;
– 100 ml de extrato fluído de sucupira;
– 100 ml de extrato fluído de arnica.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Tome 1 colher (de sobremesa) no chá de hortelão, 3 vezes por dia.


Informar erro