Receitas saudáveis para preparar no almoço do Dia dos Pais

Para fugir da velha lasanha, macarronada ou qualquer outro prato a base de massa, a sugestão é investir no preparo de pratos saudáveis e deliciosos


O Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto. Assim como acontece no Dia das Mães, muitas famílias aproveitam a data para se reunirem, rever os parentes e se divertir bastante entre os seus. Para comemorar o Dia dos Pais de forma bem inesperada, que tal preparar você mesmo um almoço festivo? Certamente, seria uma ótima forma de surpreender a todos, sobretudo ao seu pai.

Receitas saudáveis para preparar no almoço do Dia dos Pais

Foto: depositphotos

Agora, em vez de trazer aqueles pratos pesados e gordurosos, a sugestão seria investir em uma comida que seguisse alinha saudável. Para tornar esse encontro ainda mais agradável, a sugestão é escolher um cardápio colorido e cheio de nutrientes, com muita leveza, sem deixar de lado o sabor. Para isso, o mundo da culinária oferece grandes dicas, basta escolher uma delas. Quem sabe esse não seja o “pulo do gato” para impressionar a todos. Vale a pena arriscar!

Menu saudável para o Dia dos Pais

Para fugir da velha lasanha, macarronada ou qualquer outro prato a base de massa, a sugestão é investir no preparo de pratos saudáveis e deliciosos.

Quiche funcional com linhaça

Ingredientes da massa

100g de manteiga derretida
150g de farinha de linhaça
1 xícara de farinha de arroz
1 colher de chá de sal rosa
1 ovo

Ingredientes do recheio

250g de queijo de cabra
3 colheres de sopa de creme de ricota
1 alho-poró cortado em rodelas
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-caiena


Modo de preparo

Para preparar a massa, misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma mistura uniforme e firme. Unte uma forma de fundo removível e espalhe a massa em toda sua superfície e lateral. Lembre-se de deixar uma parte da massa para cobrir a torta, depois que o recheio for colocado. Reserve.

Para o recheio, coloque o azeite em uma frigideira e refogue o alho-poró. Mexa bem até que o alho comece a amolecer. Depois, acrescente a ricota e o queijo de cabra. Para finalizar, acerte o sal.

Despeje o recheio na forma que foi espalhada a massa. Com o restante da massa, abra de forma que seja suficiente para fechar toda a forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Espere de 15 a 20 minutos até que a massa esteja assada.

Suflê de abobrinha e legumes

Ingredientes

Seleta de legumes cozidos no vapor de acordo com a sua preferência (batatinha, cenoura, chuchu, beterraba, entre outras)
Abobrinha picada cozida no vapor
2 cebolas pequenas picadas
1 copo de leite de coco
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa cheias de mix de farinhas funcionais (farinhas de quinoa,linhaça, uva, por exemplo)
2 gemas
4 claras
Sal
Pimenta
Noz moscada moída

Modo de preparo

O primeiro passo para o preparo do suflê é separar as gemas das claras. Com auxílio de uma tigela, coloque as gemas e mexa junto com o leite. Em uma frigideira, coloque a manteiga. Assim que ela estiver bem quente, refogue a cebola, junte as duas colheres de mix de farinhas e mexa bem. Depois, acrescente a mistura de gemas com leite, noz moscada, sal e pimenta, mexendo até engrossar.

Depois que a mistura esfriar, coloque em um refratário. Acrescente a seleta de legumes, a abobrinha e as claras em neve, incorporando delicadamente. Leve para o forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 20 minutos. Retire quando estiver dourado.


Reportar erro