Receitas saudáveis para não engordar nas festas de final de ano

Aprenda quatro deliciosas, saudáveis e fáceis receitas para servir no Natal e Réveillon


Natal e Réveillon são, geralmente, as festividades mais aguardadas por todos. Chamadas de festas de final de ano, essas celebrações costumam ocorrer regadas a muita fartura de comida e bebidas. É, e cada prato é mais delicioso do que o outro, assim como as calorias que esses podem gerar no organismo de cada pessoa, o que, por consequência, provoca o aumento do peso. Entretanto, saiba que não é preciso se preocupar, pois procurando, é possível encontrar saudáveis e deliciosas receitas de pratos para esse período do ano. Confira a seguir:

Salada de folhas ao molho de romã

Ingredientes

20 folhas de alface americana
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 dentes de alho amassados
1 maço de rúcula
3 colheres de sopa de sementes de romã
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de preparo:

Após lavar as folhas, armazene-as em um refratário de tamanho grande. Já o azeite de oliva, o alho, o sal e o vinagre devem ser colocados e misturados em um recipiente pequeno para produção do molho. Ao final, é necessário que se salpique as sementes de romã sobre as folhas e que o molho seja colocado por cima. Este prato rende seis porções.

Higienize as folhas e coloque-as em um refratário grande. Em uma tigela pequena, coloque o vinagre, o azeite de oliva, o alho e o sal. Misture bem. Salpique as sementes de romã sobre as folhas e despeje o molho. Sirva em seguida.

Rolinhos de peru com mel, mostarda e damasco

Ingredientes

1 peito de peru sem ossos
150 g de damascos secos
100 g de amêndoas
1 colher de chá de gengibre em pó
100 g de pão amolecido
Meia xícara de mel
1/3 xícara de mostarda
Caldo de frango
1 maçã verde
2 colheres de sopa de cebola picada
3 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

O peito de peru deve ser aberto em manta e temperado com pimenta-do-reino e sal. Já os damascos devem ser reidratados em água quente durante 30 minutos, enquanto que as amêndoas devem ter a pele retiradas levemente e depois reservadas. Tanto a maçã como o pão devem ser cortados em cubos pequenos. Em uma frigideira, a cebola e a maçã devem ser bem refogadas.

Os cubos de pão devem ser adicionados para que sejam dourados e regados com uma pequena quantidade de caldo para que fiquem úmidos. Já as amêndoas devem ser processadas e pulverizadas, acrescentando o damasco com uma pequena quantidade da água em que estavam de molho e processando os ingredientes até que se forme uma espécie de pasta densa. A mesma deve ser adicionada ao refogado de maçãs. Toda a mistura deve ser bem misturada e temperada com sal, pimenta-do-reino e gengibre. A manta do peito de peru deve ser batida levemente entre dois sacos plásticos e coberta com o recheio.

A mistura deve ser enrolada de forma semelhante ao um rocambole e depois amarrada. O restante deve ser untado com manteiga e levado ao forno pré-aquecido  por até 40 minutos, sempre lembrando de regar com caldo. A mostarda e o mel devem ser misturados. Assim que o assado aparentar estar dourado, deve-se pincelar com a mistura durante quatro vezes, sempre a cada cinco minutos. Estando bem dourado, o mesmo deve ser retirado do forno. Após retirado o excesso de gordura da assadeira, deve-se colocar a mostarda e o mel restantes e a mesma levada ao fogo.


Assim que estiver borbulhando, deve-se colocar uma xícara e meia de caldo, permitindo que se diminua a consistência de molho. Feito isso, será a vez de retirar o barbante do peito de peru, cortando a carne em fatias de, aproximadamente, um centimetro. Ao final, coloque em uma travessa e acrescente mais molho. Este prato tem rendimento de 20 porções.

Receitas saudáveis para não engordar nas festas de final de ano

Foto: Reprodução/ internet

Salpicão de bacalhau

Ingredientes

3 maçãs verdes picadas ou raladas no ralo grosso
2 tomates sem pele, sem semente, picados
Pimentão amarelo e vermelho picados a gosto
2 colheres de sopa de salsão
600 g de bacalhau dessalgado e desfiado
2 cenouras cozidas em cubos
Cheiro-verde e ervas a gosto
1 cebola picadinha

Para o molho:
1 lata de creme de leite light
Suco de um limão
Meia xícara de vinho branco seco
1 pote de 250 g de maionese light
Sal, pimenta-do-reino, noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Deve-se acrescentar as maçãs picadas em um recipiente com água gelada e limão e deixar reservar. Depois, todos os ingredientes devem ser colocados em uma saladeira. Misture-os e despeje a salada mexendo bastante para que o molho se espalhe bem. Ao final, deixe o prato por, pelo menos, 30 minutos. Depois, sirva. Esta iguaria rende seis porções.

Mousse de iogurte com laranja

Ingredientes

Meia xícara de chá de suco de laranja
2 potes de iogurte desnatado
3 colheres de sopa de adoçante culinário (2 para a mousse e 1 para a cobertura)
4 colheres de sopa de geléia de laranja sem açúcar com pedaços
6 damascos secos médios
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
1 colher de sopa de licor de laranja
1 xícara de chá de leite desnatado

Modo de preparo

Em um liquidificador, deve-se adicionar a gelatina, o iogurte, o leite, o suco de laranja e o adoçante. Toda essa mistura deve ser batida por dois minutos. Em seguida, coloque a geleia em taças, acrescente o mousse e coloque na geladeira durante três horas ou até que fique endurecido. Está receita tem rendimento de oito porções.


Reportar erro