Receitas para tirar os pontinhos pretos da pele

Pessoas que têm a pele oleosa e poros abertos possuem mais tendência ao aparecimento dos cravos de cor escura. Saiba como removê-los


Os pontinhos pretos presentes na pele, também conhecidos como cravos, são muito comuns e podem aparecer nas fases da puberdade até a vida adulta. Alguns cravos podem virar acnes e, em determinadas ocasiões, causar dor e sensibilidade na região.

O que causa os pontinhos pretos na pele?

Devido à transpiração excessiva das glândulas sebáceas, os poros da pele ficam obstruídos e ocorre a oxidação do sebo e queratina. Isto produz um tipo de cravo que aparece com a “pontinha” escura. As pessoas que possuem a pele oleosa e poros abertos possuem mais tendência ao aparecimento dos cravos de cor escura.

Além do excesso de gordura, outras causas para o aparecimento dos pontinhos negros podem ser os hormônios e a exposição à toxinas.

Manter uma rotina de limpeza facial é importante para prevenir e eliminar estes pontinhos incômodos da pele. Além de limpar o rosto corretamente, lembre-se de remover a maquiagem à noite.

No mercado, existem vários produtos que podem ajudar na remoção dos cravos, mas algumas receitas caseiras também podem ser muito úteis. Entretanto, é importante ressaltar que a maneira mais efetiva de remover os pontos negros é por meio de um tratamento profissional em algum salão de estética, pois os remédios naturais não tiram os cravos por completo.

Receitas para tirar os pontinhos pretos da pele

Foto: Reprodução/ internet

Receitas caseiras para acabar com os pontinhos pretos

Esfoliação e microdermoabrasão

A limpeza dos poros deve ser realizada uma vez por semana. Para preparar um bom esfoliante caseiro, misture bicarbonato de sódio com suco de limão até obter uma massa fina. O açúcar também pode ser usado, mas a pele do rosto é muito sensível e, por este motivo, recomenda-se usar um ingrediente mais suave como o bicarbonato.


Umedeça a pele e aplique o esfoliante fazendo leves movimentos circulares durante 4 minutos.

Máscara de argila bentonítica

A argila bentonítica pode ser encontrada à venda em diversas lojas de produtos naturais. Para preparar a máscara com esta argila, basta seguir esta receita:

Misture uma colher de sopa de argila bentonítica a uma colher de sopa de água ou de vinagre de maçã e mexa bem. Aplique no rosto e espere cerca de 15 ou 20 minutos até que seque. Com a ajuda de um pano úmido e quente, pressione a máscara por alguns segundos e, logo depois, vá retirando a argila do rosto.

Clara de ovo e lenço de papel

A única maneira de remover completamente os pontinhos pretos é apertá-los com os dedos, mas isto pode causar danos à pele. No entanto, existe uma receita caseira que pode ajudar a tirar os cravinhos.

A receita é a seguinte:

Passe clara de ovo por todo o rosto, principalmente nas regiões em que tenha mais pontinhos pretos. Coloque um lenço de papel por cima e, em cima do lenço, coloque mais uma camada de clara de ovo. Deixe secar até que tenha endurecido completamente.

Depois, remova a máscara de baixo para cima e enxágue o rosto. Esta receita caseira deixa os pontinhos pretos no lenço de papel e a pele do rosto fica mais macia e suave.


Reportar erro