Receitas naturais para tratamento de terçol

Quem nunca acordou num dia importante – formatura, aniversário, entrevista de emprego ou apresentação de…


Quem nunca acordou num dia importante – formatura, aniversário, entrevista de emprego ou apresentação de um trabalho, por exemplo – sentindo uma ardência em um dos olhos e, ao olhar-se no espelho, se assusta com o temido e inconveniente terçol? O terçol é mais comum do que podemos imaginar e, na maioria dos casos, ele parte com a mesma facilidade que apareceu. No entanto, se você não quer esperar a boa vontade dele em ir embora, entenda o que é o terçol e anote aí algumas receitas naturais simples para aliviar o incômodo e mandar esse intruso para longe.

Receitas naturais para tratamento de terçol

Foto: Reprodução


O que é terçol?

Trata-se de uma glândula sebácea inflamada, localizada na borda da pálpebra, causando dor e incômodo. De maneira direta, é um nódulo que se tornará visível como protuberância por estar inflamado e avermelhado, assemelhando-se com uma espinha.

Receitas

  • Procure aplicar diversas vezes por dia compressas umedecidas em água filtrada quente. Ao aplicá-la sobre o olho afetado, a água não pode estar extremamente quente para não provocar queimaduras. Lave o pano para repetir o procedimento posteriormente e não aplique o pano utilizado no olho bom.
  • Ao invés de utilizar apenas a água quente acima citada, você pode utilizar o chá de camomila se desejar. Basta fervê-lo normalmente, umedecer nele uma compressa e aplicar sobre o local afetado.
  • A compressa também pode ser aplicada no olho afetado embebida de clara de ovo. Basta bater a clara em neve e aplicar nela um pedaço da compressa para, em seguida, aplicá-la sobre o terçol.
  • Como você deve ter notado, o calor é importante para expulsar o terçol, por isso muitos acreditam que um objeto de ouro, como anel ou aliança, também possam auxiliar se estiverem quentes. Basta esfregá-los num pano ou entre as mãos para que se aqueçam, e então deixá-los repousar sobre o terçol até que o objeto esfrie.

Atenção

Terçol é contagioso, portanto evite contato próximo com outros indivíduos enquanto estiver contaminado, e jamais tente espremê-lo ou extirpá-lo, pois ele poderá espalhar-se para o restante do olho. Caso o terçol demore muito para desaparecer, cresça ou cause demasiada dor, busque auxílio médico.


Reportar erro