Receitas de tratamentos com Limão

Uma das frutas cítricas mais comuns e com diversas variedades é o limão, que traz…


Tratamentos com limão

Tratamentos para beleza e saúde utilizando esta fruta que tem a cara do Brasil | Imagem: Reprodução

Uma das frutas cítricas mais comuns e com diversas variedades é o limão, que traz muitos benefícios para a saúde, seja prevenindo doenças ou as tratando. Como decoração em doces, dando sabor às saladas ou complementando chás, essa fruta contém nutrientes até em sua casca, é o caso do ativo chamado d-limonino, que combate a depressão, o ácido úrico, o mau colesterol (LDL) e ainda previne o câncer. Além da vitamina C, o limão é abundante em vitamina B, tiamina, riboflavina, cálcio, ferro, fósforo e silício.

Alguns dos vários benefícios do limão

Receitas naturais para tratamento usando limão

Estética

Para acabar com os pelos faciais

Receita 1: Misture quantidades iguais de limão, água e açúcar até formar uma pasta. Aplique no local dos pelos, no sentido do crescimento deles e deixe agir por 15 minutos para poder lavar bem o rosto. Repita o processo até três vezes por semana para obter resultados satisfatórios.

Receita 2: Misture uma colher de sopa de suco de limão com quatro colheres de chá de mel. Aplique a mistura na face e deixe agir por 15 minutos, lave com água corrente em seguida. Repita o processo duas vezes por semana.

Detalhe: não saia ao sol após tratamentos de pele com limão, isto pode acabar queimando sua pele!

Para amenizar a oleosidade do cabelo

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de juá
  • 1 colher de sopa de cravo-da-índia
  • 1 punhado de calêndula
  • 1 punhado de pétalas de rosa vermelha
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão

Modo de preparo e aplicação:

Coloque a água no fogo e assim que levantar um pouco de fervura, acrescente as ervas e desligue o fogo. Deixe em infusão até esfriar, coe e misture com o suco de limão. Depois de lavar o cabelo, enxague-o com a mistura. Aplique duas vezes por semana.


Máscara para cabelos oleosos

Ingredientes:

  • 1 maçã
  • 1/2 limão
  • 1/2 copo de água mineral

Modo de preparo e aplicação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar com uma consistência homogênea. Aplique a mistura no cabelo e deixe agir por 15 minutos. Depois basta lavar o cabelo como de costume.

Tônico

Ingredientes:

Modo de preparo e aplicação:

Misture os três primeiros ingredientes e aplique nos cabelos, massageando bem. Cubra o cabelo com papel alumínio e deixe apurando os nutrientes por 30 minutos. Enxágue o cabelo com o vinagre de maçã ou o chá de camomila e depois enxague com água fria ou morna.

Saúde

Chá de limão e gengibre para a gripe

Corte um pedaço pequeno de gengibre em pedaços, adicione numa panela uma xícara e meia de água com 3 dentes de alho picado. Deixe ferver e desligue o fogo. Junte a essa mistura um limão em rodelas ou seu suco e deixe abafado até amornar. Coe e beba. Lembre-se de não deixar o limão ferver, pois então o gosto ficará amargoso, lembrando também de não deixar o chá esperando por muito tempo, pois poderá perder suas propriedades.


Reportar erro