Receitas de remédios caseiros com a cebola

Rica em vitaminas, sais minerais e cheia de propriedades benéficas para a saúde, a cebola…


Receitas de remédios caseiros com a cebola

Imagem: Reprodução

Rica em vitaminas, sais minerais e cheia de propriedades benéficas para a saúde, a cebola é um dos alimentos que têm mais usos terapêuticos. Não é só na culinária que é possível fazer o bom uso da cebola, mas em vários outros casos. Confira as suas propriedades:

  • Anti-inflamatória, servindo para o tratamento de úlceras e qualquer outro tipo de inflamação;
  • Antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce;
  • Antibacteriana, dando fim às bactérias que entram no sistema;
  • Digestiva, abrindo o apetite e regularizando as funções do estômago;
  • Diurética e depurativa, eliminando toxinas e prevenindo a retenção de líquidos, ainda reduzindo o LDL das artérias.

Receitas utilizando a cebola

Chá de cebola

Ferva dois pedaços de cebola juntamente com uma xícara de água, coe e adoce com mel ou açúcar mascavo. Beba morno até três vezes ao dia.

Chá das cascas da cebola

Retire as cascas da cebola e ferva em uma xícara de água por 10 minutos. Coe a infusão e adoce-a com mel ou açúcar mascavo. Beba até três vezes ao dia.


Xarope de cebola roxa e agrião

Lave bem um maço de agrião, pique suas folhas e talos. Junte à 3 cabeças de cebola roxa picada em uma panela e acrescente 1kg de açúcar mascavo e 2 xícaras de chá de água filtrada. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhando por 1 hora. Depois disso, utilize um pano limpo para coar o melado e guarde-o em um recipiente com tampa, armazenando em um local fresco e sem umidade.  Tome uma colher de sopa desse xarope 4 vezes ao dia, mas com o cuidado de que pessoas com diabetes não devem consumir, por causa do alto teor de açúcar.

Receita para sarar furúnculo

Corte uma rodela de cebola e coloque-a no furúnculo presa com um esparadrapo ou faixa deixando até o dia seguinte. Ao retirar, o furúnculo irá sair junto e o buraco que ficará na pele irá cicatrizar mais facilmente e em menos tempo.

Receita para evitar a queda de cabelos

Com vários nutrientes que ajudam a manter os fios capilares mais fortes e firmes no couro cabeludo, a cebola ainda é matéria prima de uma receita bem simples para agir nos cabelos. Basta esmagar uma cebola pequena e misturar um pouco de água. Aplique nos cabelos deixe agir por 15 minutos e enxágue em seguida. Para o tratamento ser mais eficaz, repita o processo 3 vezes por semana.


Reportar erro