Receitas de chás contra a gripe

A gripe, causada pelo vírus influenza e que “derruba” muita gente, é uma infecção respiratória que pode…


A gripe, causada pelo vírus influenza e que “derruba” muita gente, é uma infecção respiratória que pode ser transmitida facilmente através de contato com os fluidos contaminados, através do ar, quando a pessoa contaminada espirra, fala ou tosse, por exemplo, o vírus fica no ar por tempo suficiente para ser absorvido por outrem e, no nariz dessa pessoa, ele se multiplica e passa às vias aéreas, incluindo o pulmão, e aí surgem os sintomas da gripe.

Gripe ou resfriado?

Receitas de chás contra a gripe

Gripe | Imagem: Reprodução

A gripe é diferente do resfriado no que diz respeito aos efeitos sobre o corpo e a saúde da pessoa infectada, de modo geral. No resfriado, apenas nariz e garganta é que são comprometidos, já a gripe, chega de forma súbita e deixa a pessoa prostrada, com dores no corpo, calafrios e febre, podendo ter ainda, associados, dor de garganta, tosse e até dor de ouvido, já que as vias aéreas podem sofrer efeitos de infecção.

A gripe leva de um a quatro dias entre o contágio e a manifestação dos sintomas. Que podem ser:

  • fadiga, que pode permanecer até por duas semanas;
  • febre;
  • tosse seca, que pode também permanecer por até duas semanas;
  • calafrios;
  • dores no corpo, articulares ou musculares;
  • dor de cabeça;
  • nariz entupido;
  • irritação na garganta;
  • mal-estar.

Sendo que mais de um deles, ou todos, podem aparecer juntos. A gripe pode ceder entre uma e duas semanas, mas em idosos, a fraqueza pode até durar várias semanas.

Ela costuma ser limitada, segue sem problemas, mas a pneumonia é um risco grande de saúde que pode surgir como agravamento dos casos de gripes, não pelo vírus influenza, mas por infecção causada pelas bactérias pneumococo ou estafilococo. Além da pneumonia, outras complicações podem surgir, especialmente em pessoas com problemas de bronquite e asma ou ainda, em idosos, acima dos sessenta e cinco anos e crianças muito pequenas.

A gripe pode ser tratada com várias receitas de chás medicinais que aliviarão seus sintomas, veja algumas delas

CHÁ DE LIMÃO E GENGIBRE:

Ferva por alguns minutos: 1 pedaço pequeno de gengibre cortado em pedaços e uma xícara e meia de água, acrescente 3 dentes de alho picado e desligue o fogo. Junte a essa mistura 1 limão em rodelas ou seu suco e deixe abafado até amornar, depois de coar, beba. Não deve-se ferver o limão, se não, ficará amargo e nem deve-se deixar esse chá esperando muito tempo.

 


CHÁ DE EUCALIPTO:

Faça uma decocção (cozinhe por alguns minutos): 1 xícara e meia de água, 2 folhas de eucalipto, 1 colher de chá, rasa, de alecrim e algumas folhas de hortelã. Deixe abafado até amornar um pouco e então tome.

 

CHÁ DE SABUGUEIRO:

Ferva uma xícara de chá de água e acrescente 1 colher de sopa de flores de sabugueiro, deixando abafado por alguns minutos e bebendo em seguida. Podem ser tomadas até três xícaras ao dia. Não deve  ser tomado em excesso para não causar perda de potássio no organismo e também não se deve utilizar as folhas, que são tóxicas.

 

CHÁ DE GENGIBRE:

Ferva 2 xícaras e meia de água com pedaço da raiz de gengibre de uns cinco centímetros, picado, meio limão siciliano em rodelas, 1 pau de canela e 1 colher de sopa de mel. Deixe esfriar um pouco e beba o mais quente possível.


Reportar erro