Receitas caseiras para se livrar do acúmulo de gases

Por Redação

Gases

Barriga inchada e desconforto abdominal | Imagem: Reprodução

É um desconforto quando sentimos a barriga inchada e dores abdominais causadas pelos gases. Eles se formam, basicamente de duas maneiras: uma é através da fermentação de alimentos em nossos intestinos, a outra é quando engolimos ar junto com a saliva ou devido à maneira como nos alimentamos. Ao bebermos algumas bebidas gasosas, como refrigerantes, ao ingerirmos bebidas ou alimentos quentes, os sorvemos e isso faz com que se engula ar. Assim também quem fala muito, pois, ao falar a salivação é estimulada e, a saliva carrega consigo bolhas de ar, que se transformam em eructações ou flatos.

Alimentos que devem ser moderados

Alguns alimentos já são notadamente mais formadores de gases do que outros, como alguns grãos: feijões, ervilhas, lentilhas e algumas verduras, como repolho, couve, rabanetes,etc. Por isso, seu consumo deve ser reduzido quando notamos que há certo acúmulo de gases em nossos intestinos.

De qualquer maneira, esse transtorno pode ser solucionado sem necessidade de remédios.

Bastam algumas ervas medicinais e o acúmulo se vai!

Veja algumas receitas naturais para livrar você desse desconforto provocado pelos gases

  • Algumas  frutas ou ervas ajudam a evitar ou tratar os gases: mamão (deve-se consumir a fruta e também fazer um chá com as sementes secas e beber em jejum); Agrião;  salsa (fazer chá das folhas); abacate (chá das folhas); alecrim de jardim (chá das folhas); losna (chá das folhas); cenoura (suco); sete sangrias; jurubeba; berinjela; graçatonga; romã; carqueja; bardana;  trevo e linhaça.
  • Fazer chá de funcho, com sementes da planta em infusão na água quente, esse chá deve ser bebido várias vezes ao dia, sem açúcar. O chá de funcho tem função antiespasmódica e é poderoso para tratar problemas gastrintestinais.
  • Faça um chá da infusão de folhas dos chás: boldo, beladona, genciana e alcachofra e beba uma xícara três vezes ao dia.
  • Faça um chá com duas xícaras de água fervente e uma colher de sopa de folhas trituradas de chá de espinheira santa, por 15 minutos. Beba até três xícaras de chá por dia.