Receita ensina a preparar, em casa, massa folhada sem glúten

A massa é ideal para o preparo de pães, brownies, crepes e massas de pizza. Quanto aos recheios e molhos, use a sua criatividade, sem ficar fora da dieta


Para lidar com problemas de intolerância a glúten ou ainda seguir aquela dieta à risca, nada melhor do que aprender a preparar uma deliciosa receita de massa folhada.

Seu preparo é bem facilitado, em compensação, seu sabor agrada aos paladares mais exigentes. Então, inclua essa receita no seu caderninho saudável!

A massa é ideal para o preparo de pães, brownies, crepes e massas de pizza. Quanto aos recheios e molhos, use a sua criatividade, sem ficar fora da dieta.

Receita ensina a preparar, em casa, massa folhada sem glúten

Foto: Pixabay

Glúten

Antes de saber os motivos para banir o glúten da sua alimentação, conheça mais sobre ele. O glúten é uma proteína oriunda da mistura gliadina e glutenina, encontrada na semente de cereais como trigo, cevada, aveia e centeio.

Intolerância ao glúten

Algumas pessoas sensíveis a proteína, podem apresentar problemas de saúde relacionados a ela. Um deles é o dano na parede do intestino delgado.


Quando ingerido em excesso, o glúten pode provocar a diminuição da produção da serotonina, acarretando no aparecimento da depressão, aparecimento de psoríase e artrite psoriática, inclusive nas pessoas que não apresentam qualquer problema em relação a ingestão da substância.

Pessoas que apresentam doença celíaca possuem reação autoimune do organismo quanto a ingestão do glúten.

Nesses casos, as células de defesa atacam o glúten e também as paredes do intestino. Isso acaba provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes. Essa é uma doença crônica.

Folhado sem glúten

Ingredientes

  • 200 gramas de manteiga;
  • 200 gramas de farinha sem glúten
  • 90 gramas de água fria;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Peneire a farinha para evitar o aparecimento de grumos. Depois, em uma tigela, coloque a farinha, a água fria, manteiga e o sal. Misture bem os ingredientes até obter uma massa consistente.

Envolva a massa em um plástico transparente e deixe descansar na geladeira por cerca de meia hora. Em uma mesa polvilhada com farinha, comece a esticar a massa.

Para o processo, existe um segredo. Você tem de dobrar a massa em três partes, formado um retângulo. Isso deve ser repetido por, no mínimo, cinco outras vezes. Depois disso, volte a envolve-la em um filme plástico e leve, novamente, a geladeira por mais meia hora.


Reportar erro