Receita ensina coxinha livre de fritura e massa calórica

Apresentamos uma receita de coxinha saudável, iguaria livre de massa calórica e da tão temida gordura gerada pela fritura. Trata-se da coxinha de mandioca


Ela tem um formato arredondado em uma das extremidades e afunilado na outra. Um pouco crocante por fora e macia por dentro. Possui versões de vários sabores: frango, carne, queijo, camarão, bacalhau, entre outros. Deu “água na boca”, caro leitor? Bom, você já deve ter entendido que estamos falando da saborosa e popular coxinha.

Todavia, antes de mais nada é importante esclarecer: não se trata da tradicional e gordurosa coxinha de farinha de trigo frita no óleo. Nesta publicação, apresentamos uma receita de coxinha saudável, iguaria livre de massa calórica e da tão temida gordura gerada pela fritura. Trata-se da coxinha de mandioca.

Mandioca: benéfica para o organismo

A partir da ingestão dessa iguaria, além de degustar um delicioso sabor, é possível também adquirir inúmeros benefícios para o corpo devido o ingrediente principal: a mandioca. Esta raiz é rica em amilose e a amilopectica. Juntos, esses dois carboidratos estimulam uma liberação mais lenta da glicose presente no organismo, evitando assim as altas concentrações de açúcar no sangue.

Receita ensina coxinha livre de fritura e massa calórica

Foto: Reprodução/ Site primor.com.br

Em todo o mundo, a mandioca é considerada como um dos alimentos básicos no combate à fome, isso em decorrência do incentivo à produção dessa raiz por parte da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Bastante cultivada em países com temperaturas mais elevadas, a mandioca é capaz de resistir à estiagem e aos solos áridos. Seu consumo pode ocorrer tanto in natura como em receitas de pratos e iguarias à base dessa raiz.

Aprenda a receita da coxinha de mandioca*

Ingredientes:

Para a massa

– 750 gramas de mandioca
– Sal a gosto

Para o recheio*

– 2 peitos de frango
– Salsa a gosto
– Cebolinha a gosto
– 1 cebola
– 1 tomate


*Caso prefira, o recheio pode ser feito com carne, queijo ou frutos do mar.

Para empanar

– Clara de ovo
– Farinha de rosca

Modo de preparo:

Massa

Em fogo médio, cozinhe a mandioca acrescida do sal. Depois de cozida, deixe-a esfriar por cerca de 10 minutos. Para formar a massa, o ideal é moer ou esmagar a mandioca. Feito isso, amasse-a até criar uma consistente massa.

Recheio

Em óleo vegetal, refogue os peitos de frango por até três minutos. Lembre-se de acrescentar água para que o frango fique completamente submerso e inicie o cozimento. Concluído o processo, deve-se escorrer a água do frango e deixar o mesmo para esfriar. Para finalizar, a carne deve ser desfiada e temperada com cebolinha, salsa, tomate e cebola.

Empanar

Pegue a massa, faça círculos e coloque-os sobre uma superfície lisa e plana. Aos poucos, acrescente o recheio, feche a massa e dê forma às coxinhas de mandioca. Depois de prontas, passe-as na clara de ovo e na farinha de rosca.  Em seguida, leve-as ao forno e asse-as por um período de 20 a 30 minutos, até que ganhem uma tonalidade dourada.

*Receita rende 30 porções


Reportar erro