Receita do genmaicha: o chá de arroz integral

Conheça o chá genmaicha, bebida oriental feita com arroz integral que é rica em benefícios para a saúde


Direto do Japão e com um delicioso sabor que lembra nozes, o genmaicha é uma variação do chá verde que usa arroz integral tostado na composição. Também conhecido como hyeonmi cha na Coreia, o termo genmaicha se traduz como “chá de arroz integral” e trás muitos benefícios para a saúde.

Os benefícios do genmaicha

Feito com arroz integral e folhas de chá verde, o genmaicha, naturalmente, carrega várias propriedades e benefícios. Em Ohio, nos Estados Unidos, pesquisadores da Case Western Reserve University descobriram que o chá de arroz integral é rico em antioxidantes chamados de polifenóis, que previnem o envelhecimento precoce das células no organismo e também atuam na prevenção do câncer.

Estudos chineses também comprovaram que o consumo semanal do chá de arroz integral reduz as chances de se ter câncer de pâncreas, cólon e reto, pois além dos antioxidantes, o chá ajuda na regulagem do intestino com suas fibras. Ele ainda possui manganês, um mineral que ajuda a manter estáveis os níveis de glicose no sangue. Para melhorar, ainda possui vitamina B, ferro e selênio – que ajuda a regular o metabolismo, as funções da tireoide e os hormônios.

Imagem de graos de Genmaicha

Foto: Depositphotos


Como fazer o genmaicha?

Tostando o arroz

Em uma panela, coloque uma camada fina dos grãos de arroz integral sem deixar que fiquem um em cima do outro, pois é importante tostarem uniformemente. Em fogo baixo, toste o arroz até que fique em um tom marrom e com um aroma parecido com nozes. Preste bastante atenção para que os grãos não queimem e mexa bastante a panela para que os eles fiquem tostados uniformemente. Quando prontos, coloque os grãos num prato para esfriar e armazene em um pote com tampa.

Preparando o chá

Se desejar fazer uma xícara de chá forte, coloque uma colher de sopa do arroz integral tostado em água fervida e deixe em infusão por alguns minutos. Depois disso, acrescente uma colher de sopa de ervas de chá verde e deixe descansar por mais alguns minutos. Coe a mistura e beba o genmaincha!

Importante

Pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou que consomem anticoagulantes não devem tomar o genmaicha sem conhecimento do seu médico.


Reportar erro