Receita caseira para dor de garganta

Por Daiane Silva

Detalhes do problema

A garganta irritada, dificuldade para engolir qualquer coisa, seja líquida ou sólida, inclusive a saliva, esses são sintomas que surgem e incomodam demais! Algumas vezes a dor de garganta acompanha uma gripe, em outras surge sozinha com seu incômodo.

Uma dor de garganta costuma nos deixar abatidos, já que impede a alimentação adequada e a hidratação normal, também pode vir acompanhada de febre alta. As causas são diversas, mas, as mais comuns são por uma inflamação nas amígdalas, para a produção de anticorpos a alguma bactéria que tenha se instalado.

As amígdalas e as adenóides são estruturas de proteção  aos tecidos, assim como os linfonodos e estão localizadas nas entradas do tubo digestivo e respiratório, combatendo as bactérias e vírus que penetram pela boca ou nariz.

Em crianças, por estarem mais expostas, as inflamações são comuns e, em alguns casos, quando são mais frequentes, há a retirada das amígdalas e/ou adenóides, já que as amígdalas quando inchadas, prejudicam a respiração e as adenóides, bloqueiam a ventilação das tubas auditivas, o que causa otites frequentemente. A falta dessas não prejudica o sistema de defesa, já que há, em toda a faringe, os linfonodos, que dão conta desse trabalho.

Dependendo da gravidade da dor, principalmente se houver febre alta, a consulta ao médico é recomendada, mas, em se tratando apenas de uma irritação, sem maior gravidade, pode-se atenuar os incômodos sintomas com chás naturais antes de apelar para antibióticos ou outros medicamentos.

Receitas caseiras para aliviar a garganta inflamada

MARACUJÁ

Maracujá

Imagem: Reprodução

O maracujá possui propriedades calmantes e antiinflamatórias, e suas flores são capazes de combater a inflamação na garganta e trazer alívio através de um gargarejo.

Ingredientes:

  • 2 clh de sopa de flores de maracujá lavadas e picadas;
  • 1 xícara de chá de água.

Como fazer:

Ferva a água, acrescente as flores e deixe na xícara tampada por dez minutos. Coe e dexe amornar um pouco.

Posologia:

Faça gargarejos com esse chá morno quatro vezes ao dia.

GENGIBRE

Gengibre

Imagem: Reprodução

O xarope feito com gengibre alivia a inflamação e seus sintomas.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 colher de raiz de gengibre fatiada;
  • 1 limão.

Como fazer:

Ferva a água. Coloque o gengibre e deixe abafado por dez minutos, acrescentando após esse tempo: o açúcar e o suco do limão, misturando bem.

Posologia:

Adultos: 1 colher de sopa, três vezes ao dia e crianças, 1 colher de chá, três vezes ao dia.