Quer uma pele saudável, linda e macia? O azeite pode te ajudar

O azeite é um protetor da região cutânea, pois auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, acalma a epiderme e ainda hidrata


Um velho conhecido da culinária agora está “dando as caras” nas fábricas de cosméticos. Se você ainda não faz ideia de qual item estamos tratando, saiba que é o azeite de oliva o segredinho que está revolucionando a estética, não só no Brasil, mas também no mundo.

Todo este sucesso não é para menos, pois diante de todos os avanços da tecnologia é possível detalhar as propriedades presentes na composição deste produto e assim desvendar os benefícios que ele pode proporcionar à saúde da pele.

Desta maneira, pode-se afirmar que o azeite é um protetor da região cutânea, o qual auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, acalma a epiderme e ainda ajuda a aliviar ferimentos que afetam esta região do corpo.

Quer uma pele saudável, linda e macia? O azeite pode te ajudar

Foto: depositphotos

Além disso, é um produto versátil, pois pode ser utilizado em peles normais, secas e levemente oleosas. Contudo, por ser um óleo não é indicado para uma cútis muito oleosa, tendo em vista que pode aumentar o aspecto oleoso desta região.

Propriedades e benefícios gerais do azeite de oliva

Rico em vitaminas A, D, K e E, o azeite de oliva torna-se um poderoso antioxidante. Por isso, é um produto capaz de agir contra os radicais livres, elementos estes que atuam no sentido de destruir as células ou oxidá-las, deixando-as envelhecidas. Diante desta ação, o azeite é aliado de uma pele jovem, brilhante e rejuvenescida.

Além deste benefício, o produto ainda age como uma camada protetora da pele. Resumidamente, o azeite em contato com a região cutânea forma um revestimento que reduz a perda de líquidos corporais.

Desta forma, atua no sentido de manter a pele hidratada e sedosa. Características estas que surgem de forma natural, sem deixar a epiderme oleosa.


Outra atuação do azeite é com relação a área medicinal, mas que também envolve a região cutânea. Isto porque, o produto é calmante e cicatrizante, por isso pode ser utilizado em casos de queimaduras, mordidas de animais, contusões, picadas de insetos, feridas abertas, pruridos, entre outras situações.

Indicações do azeite na pele

Limpeza de peles secas

Molhe uma toalha em água quente, depois aplique o azeite de oliva no pano ainda umedecido. Em seguida, passe a toalha no rosto, fazendo movimentos circulares. Desta maneira, você estará retirando os tecidos mortos, eliminando os cravos e espinhas, e livrando a pele de impurezas. Após a aplicação, lave a face com água corrente.

Demaquilante natural

Para retirar a maquiagem, deixar a pele limpa e ainda preservar um bom aspecto do rosto, o demaquilante natural feito, principalmente, com azeite é uma boa dica.

Basta misturar 10 gotas de azeite, 10 de óleo essencial de lavanda e duas colheres (de chá) de mel puro. Depois que a mistura ficar pronta, é só aplicar na pele fazendo movimentos circulares e finalizar lavando com água corrente.

Redutor de estrias

Enquanto algumas mulheres conseguem viver bem com as estrias, outras acham essa característica um verdadeiro tormento. Portanto, se você deseja eliminar essas marcas, basta passar um algodão umedecido de azeite sobre as estrias e esperar que o produto seja assimilado pelo corpo.

Esta técnica deve ser feita, pelo menos, três vezes ao dia. Depois de cada aplicação, é só limpar com leite demaquilante e água de rosas. Com o tempo, as estrias vão sumindo do corpo.

O azeite também pode ser usado como:

  • Bom protetor solar;
  • Máscara ayurvédica para acne;
  • Óleo para reduzir as rugas;
  • Desincrustante para melhorar a pele;
  • Loção de efeito tonificante;
  • Máscara hidratante;
  • Loção de limpeza;
  • Máscara ideal para pele oleosas, secas e desidratadas;
  • Protetor de lábios;
  • Esfoliante;
  • Clareamento de cotovelos e joelhos;
  • Vitalizador nutritivo para a pele;
  • Estimulante da face.

Reportar erro