Queimou a língua? Veja remédios caseiros para tratar o problema

Queimou a língua? Aprenda alguns remédios caseiros e dicas que podem ajudar a aliviar a dor e a proporcionar a cicatrização da queimadura


Você já deve ter passado pela experiência de colocar algum alimento na boca e acabar queimando a língua, não é mesmo? Isso é bastante comum, principalmente no inverno, com bebidas quentes como o chocolate quente. Depois fica aquela sensação de que não sente nada, além de não sentir sabor, somente a dor decorrente da queimadura. Normalmente não há o que fazer: simplesmente falam para esperar passar, já que se trata da boca e a cicatrização é mais rápida.

O que fazer quando queimar a língua?

Imagem de garota comendo sanduíche quente e abanando a língua

Foto: Depositphotos

Gelo

Uma das alternativas mais usadas é o gelo ou algo gelado. Tome sorvete ou iogurte gelado, ou simplesmente chupe uma pedra de gelo, pois a dor será amenizada dessa forma. Antes de colocar o gelo na boca, entretanto, é importante molhar, caso contrário ele poderá grudar na língua e deixa-la ainda mais dolorida.

Açúcar

Coloque uma pitada de açúcar no local que foi queimado, pois isso também poderá ajudar na redução da dor. Além disso, outra alternativa é usar o mel com própolis, pois ele além de aliviar a dor, tem propriedades cicatrizantes, de forma que poderá ajudar a curar.

Respirar pela boca

Respirar pela boca, e não pelo nariz, faz com que o ar fresco entre e ajude a aliviar a dor.


Vitamina E

Use o óleo de vitamina E aplicado na língua para alívio da dor. Além disso, o medicamento natural ajuda na cicatrização.

Água e Sal

Uma mistura de água e sal usada para enxaguar a boca é o mais recomendado desses remédios caseiros pelos dentistas, já que além de ajudar a curar a queimadura, ainda evita possíveis infecções já que não permite que as bactérias cresçam na região. Uma colher de chá de sal em uma xícara de água morna deve ser misturada para o enxágue bucal. Esse remédio pode ser usado também quando usamos aparelho e cortamos a boca, ou ainda quando mordemos a língua ou as bochechas internamente.

Mais sugestões

Consuma bastante água, como se deve consumir já normalmente, mas procure beber gelada e em abundância, além de evitar bebidas quentes. Você pode, além disso, chupar uma bala dura ou mascar um chiclete, pois isso irá ativar a liberação de saliva, molhando a língua e a boca.

Evite o consumo de alimentos que estejam quentes demais, ou que sejam ácidos e picantes, aguardando até a cura completa da queimadura.


Reportar erro