Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratamentos caseiros

Por Redação

Queimaduras do sol podem ser aliviadas com tratamentos caseiros

Homem com a pele “tostada” | Imagem: Reprodução

É necessário apenas um mínimo descuido para que o sol faça um grande estrago! Esquecer de passar um bom protetor solar ou descuidar da reaplicação após um mergulho, ou ainda, pensar que o sol não vai queimar, já que está nublado, essas são algumas das situações mais comuns para a queimadura solar. Sem falar naqueles lapsos que seriam cômicos, não fossem trágicos, como quando a pessoa dorme sob o sol por horas seguidas!

Ninguém quer ficar com a aparência de um camarão e, menos ainda, ardendo como um camarão na brasa! Mas, como se viu, é fácil acontecer, principalmente para quem tem a pele bem clara. Qualquer solzinho a mais e está com a pele ardendo, quando não pior, já que podem acontecer até mesmo queimaduras de segundo grau com essas pessoas de pele bem clara, aparecendo bolhas na pele.

Perigos que vão além das queimaduras

A gravidade depende exatamente do tom de pele, sendo as mais claras as mais gravemente atingidas e também o tempo de exposição ao sol que a pessoa se submeteu. Logicamente, os danos causados pelo sol não se resumem às queimaduras, mas ao perigo do câncer de pele, ao envelhecimento, manchas na pele, etc. E isso deveria estar sempre em mente na hora de se expor ao sol. Se as pessoas tivessem oportunidade de ver a pele atingida pelo excesso de sol num microscópio, possivelmente não voltariam a se expor, já que as lesões sofridas pelas células da pele são chocantes, causando até mesmo a morte de algumas e o total “encolhimento” das outras!

O que fazer quando acontecerem queimaduras solares?

É uma situação preocupante que pode estragar um final de semana de praia, por exemplo. Mas, através de tratamentos naturais, podemos reverter esse quadro e aliviar as queimaduras, resolvendo o problema com alívio imediato!

Lembrando que, se as queimaduras forem graves, o médico deve ser procurado rapidamente! Alguns sinais indicam a gravidade do caso:

- calafrios e tremores; seu corpo está todo queimado; a dor e a ardência na pele são intensas; você sente mal-estar, como se estivesse doente; há muitas bolhas em sua pele. Se for assim, vá imediatamente buscar ajuda médica!

Veja o que se pode fazer utilizando-se tratamentos naturais

COMPRESSAS FRIAS

Molhar a região ou aplicar compressas geladas por quinze minutos trarão alívio imediato da dor e diminuição do inchaço.

 

HIDRATANTE NATURAL DE ALOE VERA E MEL

Aliviar uma queimadura de sol com aloe vera, ou babosa é boa pedida, já que, além do gel refrescante, a planta ainda possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes, além disso, o mel é hidratante e a alfazema é regeneradora e reconstrutora.

Preparo:

  1. Retirar do interior das folhas o gel da babosa (2 colheres de chá),
  2.  Juntar num recipiente com 2 colheres de chá de mel e 2 gotas de óleo essencial de alfazema, misturando bem até que fique homogêneo.
  3. Aplicar nas partes atingidas.

 

GEL CASEIRO

Bater no liquidificador: 60 g de aloe vera picada, 80ml de óleo de vitamina E, 1g de vitamina C em pó e uma colher de chá de óleo essencial de alfazema. Guardar em frasco bem fechado na geladeira, por até dois meses e aplicar 3 vezes por dia na região afetada.

 

PEPINO OU BATATA

Colocar rodelas de pepino ou batata gelados nos locais queimados, proporciona alívio e regenera a pele.

 

CHÁ VERDE

Aplicar compressas de chá verde gelado nas áreas afetadas fará com que a pele se regenere mais rapidamente devido às propriedades dessa planta.

 

AMIDO DE MILHO

Salpicar amido de milho na cama ajuda a evitar um pouco a irritação e dor.

 

AVEIA

Despejar aveia numa banheira com água fria e ficar mergulhado nela por 20 minutos. A aveia é calmante e aliviará as dores.