Queimaduras cutâneas: trate-as facilmente em casa

Uma excelente receita caseira, feita à base de folhas de abóbora, vai ajudar paciente a se recuperar de uma queimadura de maneira fácil e rápida; confira


Quem já se queimou sabe muito bem como esse ferimento incomoda e, dependendo do grau, pode ficar complicado de tratá-lo. Apesar de ser um problema complexo, as queimaduras são lesões muito comuns na vida das pessoas, e na maioria das vezes podem ser tratadas em um espaço ambulatorial. Entretanto, as mais graves são cuidadas com mais eficiência em centros específicos desses traumas.

A queimadura é divida de acordo com sua gravidade, classificada através da extensão, isto é, diz respeito a quantidade de pele que foi afetada. Além disso, esse ferimento pode ser de primeiro, segundo, terceiro ou quarto grau, isso se for levada em consideração a profundidade da lesão, podendo ser simples ou mais grave .

Como tratar queimaduras simples?

Dependendo do grau do ferimento, o mesmo pode ser tratado em casa. Procedendo, inicialmente, em resfriar, limpar e aplicar um curativo. Uma excelente receita caseira, à base de folhas de abóbora, vai ajudar o paciente a se recuperar da lesão de maneira fácil e rápida, isso porque esse remédio acelera o processo de cicatrização e não permite que a queimadura infeccione. Mas, para obter sucesso na recuperação é necessário saber realizar o procedimento da forma correta.


Queimaduras cutâneas: trate-as facilmente em casa

Foto: WikiHow

Remédio caseiro com folhas de abóbora

Lave bem as folhas da abóbora e esmague um punhado delas com o auxílio de um pilão de louça misturado com um pouco de água. Depois de realizar esse processo, esprema até formar um sumo, em seguida lave a queimadura com água ou soro e finalize aplicando este sumo em forma de compressa nas queimaduras cutâneas.

Logo nos primeiros dias, a dica mais importante é não deixar a queimadura aberta. Desta forma, cubra levemente com uma gaze e repita esse procedimento pelo menos três vezes ao dia, e lembrando de retirar o curativo quando este ainda estiver úmido. Esse tratamento só é viável para as queimaduras mais simples, como as de primeiro e segundo grau e só deve ser aplicado até os primeiros sinais de cicatrização, pois quando aparecer esses indícios o ferimento deve permanecer seco.


Reportar erro