Que não engorda: Receita ensina a fazer leite condensado saudável

100 g de leite condensado convencional tem 321 calorias, o que para o corpo é sinônimo de acúmulo de gorduras. Esta receita, porém, tem apenas 37 calorias


Para coberturas de bolos, no preparo de brigadeiros, na elaboração daquele pudim cremoso, entre outras iguarias doces. Em todas estas e outras tantas receitas, o leite condensado parece ser indispensável, pois trata-se de um elemento que além de dar um sabor a mais aos pratos, consegue oferecer uma consistência especial às comidas. No entanto, o contrapeso principal deste ingrediente é a quantidade de calorias que ele possui, por ser muito açucarado e ter em sua composição diversas gorduras.

Para se ter uma ideia, a cada 100 g de leite condensado tem-se 321 calorias, o que para o corpo é sinônimo de acúmulo de gorduras e praticamente anulação de nutrientes. Por esta razão, este item é banido do cardápio de muitas pessoas, principalmente de diabéticos e de quem está se mantendo na dieta. Todavia, há uma maneira de usufruir da consistência e do sabor de um leite condensado mais saudável, que preparado em casa tem ingredientes mais nutritivos e menos calóricos.

Receita de leite condensado caseiro

  • 2 xícaras de biomassa de banana verde;
  • 2 xícaras de bebida vegetal de arroz;
  • 8 colheres (de sopa) de adoçante culinário.
Que não engorda: Receita ensina a fazer leite condensado saudável

Foto: Depositphotos

Tanto a biomassa como a bebida vegetal podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou em alguns supermercados. Porém, se você deseja um leite condensado ainda mais saudável, opte por preparar estes ingredientes também em casa. Por serem simples, não levam muito tempo de preparo e nem exigem maestria na cozinha.


No caso da biomassa, basta comprar um cacho de bananas verdes nanicas e retirá-las do talo com cuidado. Ainda com as cascas, lave-as e deixe-as reservadas. Em uma panela de pressão coloque água e deixe esquentar. Assim que o líquido ferver, adicione as bananas. Tampe o recipiente, e aguarde a panela chiar. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e aguarde por 10 minutos. Após o tempo determinado, desligue o fogo e espere que a pressão saia por completa da panela. Retire as bananas, descasque-as e coloque as polpas em um liquidificador para bater com um pouco de água. Quando formar uma massa pastosa, a biomassa estará pronta.

Já o leite de arroz, trata-se daquele líquido branco que escorre do arroz depois de pronto. Por isso, não descarte mais este leite. Com os ingredientes prontos, coloque todos eles no liquidificador e bata. A consistência do leite condensado vai depender da quantidade do leite de arroz, quanto mais for adicionado, menos consistente o produto final vai ficar.

As proporções de ingredientes desta receita, rendem 10 porções. Sendo que cada uma delas tem, aproximadamente, 37 calorias. Número este, bem menor se comparado ao do leite condensado tradicional.


Reportar erro