Açúcar demerara: o que é, benefícios e para que serve

Você já deve ter visto no mercado o tipo de açúcar demerara pelo menos uma vez, mas você sabe o que é?

Esse é um tipo de açúcar que não passa por processos químicos branqueadores. Dessa forma, ele consegue manter todos os nutrientes e compostos fitoquímicos que só fazem bem para o organismo.

Com isso, o demerara se torna não apenas uma opção mais natural para adoçar os alimentos, mas também é absorvido e metabolizado melhor pelo corpo, faz bem para o coração e ainda melhora as defesas do organismo contra doenças.

Açúcar demerara: o que é?

O açúcar demerara é um tipo de açúcar de cor caramelo e cristais grandes, geralmente é mais úmido que as versões brancas e possui um sabor mais intenso, semelhante ao do melado.

O açúcar demerara é derivado do mascavo, mas com sabor mais ameno (Foto: depositphotos)

É fabricado diretamente a partir do açúcar mascavo e não recebe aditivos químicos branqueadores. Por isso, consegue manter um valor nutricional semelhante.

Com grãos maiores, mais escuros e que não dissolvem com facilidade, esse tipo de açúcar é revestido por uma camada fina de melado, o que justifica o sabor característico, porém mais suave que o mascavo.

Essas características fazem com que esse tipo açúcar possua um sabor mais agradável para a maioria das pessoas, sendo bastante empregado na preparação de pães, bolos e biscoitos. (1)

Benefícios do açúcar demerara para a saúde

Você sabia que a cor do açúcar serve como indicativo para os benefícios dele para o organismo?

Quando o produto possui um tom escuro significa que ele manteve todos os seus nutrientes e outros compostos importantes para a saúde.

Dessa maneira, o açúcar demerara é bastante rico em diversas vitaminas e minerais, em compostos antioxidantes.

Nutre o organismo

O açúcar demerara passa por um processo mínimo e bastante leve de refinamento sem a adição de compostos químicos. Esse processo diferente de fabricação faz com que ele consiga manter a maior parte dos nutrientes encontrados no açúcar mascavo.

Cada 100 gramas do demerara contém 94,5 gramas de carboidratos, 127 miligramas de cálcio, 38 miligramas de ferro e 522 miligramas de potássio. Ainda apresenta vitaminas A, D, E e algumas do complexo B. (2)

Todos esses nutrientes seriam perdidos caso passasse pelo processo de refinamento e branqueamento.

No entanto, é preciso lembrar que, como todo açúcar, é rico em carboidratos, o que faz dele um alimento calórico. Cada porção de 100 gramas contém cerca de 369 calorias, quase o mesmo que o açúcar refinado (387 calorias).

Os processos químicos fazem com que os açúcares brancos contenham apenas calorias, mas nenhum nutriente. Motivo pelo qual são chamados de “calorias vazias”.

Previne doenças

Por ser uma substância que está quase em seu estado puro, o demerara é um alimento repleto de antioxidantes.

Essas substâncias são importantes pois protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres, moléculas produzidas durante a degradação dos componentes das células e que atrapalham o funcionamento normal do corpo.

Com isso, trocar o açúcar refinado pelo demerara pode ajudar a prevenir diversas doenças e fazer com que o corpo consiga funcionar melhor. (3)

É uma opção mais natural

O açúcar branco, em especial o refinado, passa por diversos processos químicos para que possa ficar com a cor clara e os grãos finos e fáceis de serem dissolvidos.

Esse processo é feito através do cozimento, lavagem e evaporação do melado, além da adição de substâncias químicas, que retiram os nutrientes e o transformam em calorias vazias.

No demerara isso não acontece, pois ele passa por um processo de refinamento que forma os cristais, mas não retira a cobertura de melado e mantém o valor nutricional.

O resultado é um alimento quase em estado bruto e que não vem acompanhado de aditivos químicos, tornando o tipo uma opção para quem busca evitar o consumo de produtos processados e ultraprocessados. (1)

Faz bem para o coração

Outro motivo para trocar o açúcar branco pelo demerara é a sua capacidade de ajudar a reduzir os riscos de desenvolver doenças ou acidentes cardiovasculares.

Isso acontece por causa da grande quantidade de potássio encontrado no alimento. O mineral é essencial para o organismo, pois atua no interior das células e garante que a pressão arterial permaneça em níveis normais.

Esse efeito aliado à capacidade antioxidante, protege as células cardíacas e previne diversos tipos de doenças que afetam o órgão, desde que o açúcar demerara não seja consumido em excesso. (4)

Como usar o açúcar demerara?

O açúcar demerara pode ser usado em diversas receitas, inclusive como um substituto saudável dos açúcares brancos.

As diferenças de sabor, textura e aparência dão um toque especial aos preparos. Em pratos como bolos, pães e biscoitos esses detalhes não interferem em nada e ainda deixam a preparação mais saborosa.

Bolo de banana

(Foto: depositphotos)

O bolo ou pão de banana é simples, delicioso e fácil de ser feito. Essa receita leva aveia e você ainda pode substituir a farinha tradicional pela versão integral, deixando a receita ainda mais leve.

Ingredientes

  • 6 bananas nanicas bem maduras
  • 4 ovos
  • ½ xícara (de chá) de óleo de canola ou de coco
  • ½ xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de aveia
  • 2 xícaras de açúcar demerara
  • 1 colher (de sopa) de fermento
  • Canela a gosto.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fique uma mistura lisa.
Coloque a massa numa forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 50 minutos ou até enfiar um palito e ele sair limpo.

Espere esfriar, desenforme e o bolo está pronto para ser servido. Você pode utilizar algumas bananas em rodelas para misturar na massa, o que dá um toque todo especial ao bolo.

Brigadeiro fit

(Foto: depositphotos)

O tradicional doce brasileiro é bastante calórico e não muito saudável, por conta da adição do leite condensado. Porém, para quem não abre mão de um docinho ao longo do dia, vale a pena testar essa receita fit de brigadeiro.

Ingredientes

  • 5 colher (de chá) de açúcar demerara
  • 3 colheres (de sopa) de cacau em pó
  • 150 gramas de creme de ricota (aproximadamente um pote).

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e misture bem. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de cinco minutos, ou até o doce ganhar a consistência característica do brigadeiro.

Por fim, passe para um recipiente e deixe esfriar antes de comer. Atenção, o ideal é usar o cacau em pó, pois ele não tem açúcar na composição. E não se preocupe com a ricota, pois é um queijo doce e com sabor bem suave, que combina bem com o chocolate.

Qual o melhor açúcar para consumo?

Açúcar demerara, cristal, refinado, mascavo ou light, qual é o melhor açúcar para a saúde? Na dúvida, o Ministério da Saúde indica escolher o mais escuro, pois terá mais nutrientes em sua composição e será menos processado.

Isso faz com que o mascavo, que é o açúcar em estado bruto, seja o melhor de todos para a alimentação. Esse tipo, no entanto, possui um sabor forte e que não agrada a todos os paladares.

Por isso, existe a opção demerara, que conserva os nutrientes e possui um sabor mais ameno.

Cuidados

Segundo o Ministério da Saúde, todos os açúcares são alimentos muito calóricos e que aumentam a glicose de maneira muito rápida. Isso faz com que o consumo em excesso seja um fator chave no desenvolvimento de obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Por isso, diabéticos devem evitar esse alimento. Ao escolher o demerara como opção mais saudável, controle também a ingestão diária de açúcar, ponto essencial para quem deseja perder peso ou tem predisposição para desenvolver doenças crônicas.

Referências 

(1) FARIA, Daiara Aparecida Mendes. Estudo nutricional e sensorial de açúcares cristal, refinado, demerara e mascavo orgânicos e convencionais, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/121. Acesso em: 31 de maio de 2019.

(2) Tabela Brasileira de composição de alimentos. NEPA – UNICAMP, 4ª edição, 2011 Disponível em: http://www.nepa.unicamp.br/taco/home.php?ativo=home. Acesso em: 31 de maio de 2019.

(3) PHILLIPS, Katherine M. et al. Total antioxidant content of alternatives to refined sugar. Journal of the american dietetic association, v. 109, p. 64-71, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jada.2008.10.014. Acesso em: 31 de maio de 2019.

(4) SIZER, Frances; WHITNEY, Eleanor. Nutrição: Conceitos e controvérsias. Tradução da 8ª edição, 2003. Editora Manole, Barueri – SP.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.