Quais são os chás liberados para o emagrecimento pós-parto?

Algumas plantas são amigas das mulheres quando o assunto é emagrecer com saúde no pós-parto. entre elas: cardo mariano, cidreira, tília e camomila


Dar à luz faz parte de um momento único na vida de toda mulher. Seus anseios, desejos e preocupações passam a ser multiplicados por dois, já que, desde a concepção da gravidez, outro ser depende e vai depender dela quase que totalmente. Sendo assim, algumas preocupações comuns como a boa forma, por exemplo, passam a ficar em segundo plano. Porém, muitas mães podem aliar a perda do peso extra conseguido ao longo da gravidez com o uso de alguns chás.

Dependendo da erva usada e das substâncias nela contida, o chá pode ajudar a aumentar a produção de leite e, ao mesmo tempo, acelerar o processo de desinchar e eliminação do peso. Para isso, vale a pena consultar o seu médico para evitar o consumo de substâncias erradas que vão causar efeitos contrários, podendo prejudicar, inclusive a saúde do bebê. Mesmo se tratando de substâncias naturais, algumas são proibidas para as mamães.

Chás emagrecedores pós-parto

Algumas plantas são amigas das mulheres quando o assunto é emagrecer com saúde. A cardo mariano, por exemplo, é rica em silimarina, uma substância que potencializa a produção do leite materno, fazendo que mais calorias sejam gastas, favorecendo o perda de peso. Além do mais, a erva cidreira, tília e camomila também ajudam as mães a perderem peso depois do parto. Ela possui efeito termogênico, o que ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gorduras.

Existem também as ervas com efeito diurético, que eliminam o inchaço do corpo após o parto. Nesse sentido se destacam o alecrim, a erva-doce, a arenária e a cavalinha.

Cuidado com a ingestão de chás

Mesmo se tratando de substâncias naturais, a mães que estão amamentando os filhos devem tomar alguns cuidados com o preparo de alguns chás, pois eles podem trazer consequências para a própria mãe e também para a saúde do recém-nascido. A maioria dos chás citados acima devem ser evitados, pois eles podem provocar interrupção na produção de leite, cólicas insônia e desidratação no bebê.

hands with a cup of tea near the belly on a pink background

hands with a cup of tea near the belly on a pink background


Chás para eliminar o peso pós-parto

Agora, depois de saber quais os chás mais indicados para eliminar o peso pós-parto, chegou a hora de saber como prepara-los:

Chá de cardo mariano

Para fazer esse chá, você vai precisar de uma colher de chá das sementes de cardo mariano e uma xícara de água fervente. Deixe descansar por alguns minutos, coe e beba essa infusão meia hora antes das principais refeições.

Chá de erva cidreira

Para preparar o chá de erva cidreira, basta ferver um litro de água para 30 gramas de folhas e flores de erva. Deixe abafando por cerca de 12 minutos, coe e adicione limão no momento da ingestão da bebida. A indicação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia.

Chá de tília

Para fazer o chá de tília, basta colocar um litro de água para ferver. Na sequência, é só adicionar duas colheres de sopa de flores de tília. Desligue o fogo e deixe descaçar por cerca de cinco minutos. Depois, basta coar a bebida e ingerir. Tome uma xícara do chá antes das principais refeições.

Chá de camomila

Para cada meio litro de água, o recomendado é usar uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila. Coloque a água para ferver e acrescente a erva. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e desligue o fogo. Em seguida, com a panela tampada, espere esfriar de cinco a 10 minutos. Tome uma xícara da bebida pouco antes de cada refeição.


Reportar erro