Canela: 9 benefícios e como consumir

Você já ouviu alguém comentar que a canela emagrece, tira a fome ou trata a diarreia? Pois saiba que todas essas afirmações tem um fundo de verdade. 

Isso porque a especiaria, que é obtida a partir da casca interna de algumas árvores do gênero Cinnamomum, é rica em diversas substâncias importantes para a manutenção do funcionamento corporal. 

Tigela com canela em pó e em pau
A canela é termogênica, pois isso eleva a temperatura do corpo e favorece o emagrecimento (Foto: depositphotos)

Para entender melhor o poder dessa erva, a engenheira de alimentos e professora de gastronomia, Jacqueline Monica Pagliuso Venturoso Barauna, conversou com a gente e explicou tudo sobre as vantagens da canela para a saúde e ainda deu dicas de como consumi-la.

Os 9 principais benefícios da canela 

1. Ajuda no controle da diabetes 

A canela é uma das especiarias mais populares em todo o mundo. Além do sabor e aroma marcantes, ela traz benefícios para a saúde quando consumida regularmente. Um dos principais é o controle da diabetes. 

De acordo com Jacqueline Barauna, a casca da erva “melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina”. 

Ou seja, faz com que o organismo consiga processar melhor esse hormônio, que serve para metabolizar o açúcar e evitar o excesso do mesmo no sangue. Esse efeito, como ela explica, acontece especialmente pela canela apresentar boas quantidades de substâncias como o mineral cromo e o polifenol MHCP. 

A casca também é rica em um composto capaz de aumentar a taxa de liberação de insulina pelo pâncreas. (1

2. Trata a diarreia 

Tomar o chá de canela ou adicionar a especiaria em algum alimento é uma opção natural de tratamento para diarreia. Conforme esclarece a engenheira de alimentos, isso ocorre porque ela apresenta ações antiespasmódica, probiótica e anti-inflamatória. 

Esse conjunto de fatores age impedindo a reação do organismo que causa o problema, reduzindo os espasmos que causam as dores e as idas frequentes ao banheiro e também estimula a proliferação da flora intestinal, que são bactérias que ajudam na proteção do organismo. Desse modo, acaba promovendo um alívio rápido para todos os sintomas. 

Jacqueline também destaca que, graças a essas propriedades, a canela pode ainda diminuir o problema com os gases, que além de ser incômodo pode causar fortes dores. 

3. Auxilia no tratamento de problemas respiratórios 

A especiaria é uma ‘mão na roda’ no tratamento dos sintomas de infecções e alergias respiratórias, sobretudo devido ao seu “efeito secante nas mucosas e expectorante natural”, explica Barauna.

Não pense que para por aí, o óleo essencial da canela é ainda um potente agente antiviral, antifúngico e antibacteriano, e tem efeito redutor da inflamação, principal causa as crises alérgicas

Desse modo ela age em duas vias nos problemas respiratórios: tanto trazendo um alívio rápido para aqueles sintomas super chatos, quanto tratando diretamente a causa das doenças.

4. Reduz o colesterol 

A engenheira de alimentos afirma que a canela “ajuda a controlar o colesterol, especialmente se aliada a uma dieta saudável”. 

Isso se deve à presença de vários compostos antioxidantes, que ajudam a diminuir a oxidação (degradação) desse tipo de gordura, impedindo que ela comece a se acumular nos tecidos e artérias. 

O óleo essencial da canela também mostrou efeito redutor nos triglicérides, um outro tipo de gordura que também aumenta os riscos de problemas cardiovasculares quando encontrado em excesso no organismo. (2)

5. Aumenta a imunidade 

A canela também é suplemento ideal para quem está com o sistema imune, que é a frente de defesa do corpo contra doenças, enfraquecido, o que deixa as portas abertas para enfermidades aproveitadoras, como gripes

Tudo devido ao “efeito imunomodulador (de aumentar a produção das células que compõem esse sistema), que acaba contribuindo para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes”, exemplifica Jacqueline. 

E o aumento dos anticorpos faz com que o organismo consiga agir mais rapidamente contra vários outros agentes causadores de doenças. 

6. Favorece a perda de peso 

Você já deve ter ouvido alguma vez na vida que o chá de canela ajuda a emagrecer e saiba que essa afirmação tem sim um fundo de verdade. Conforme Jacqueline, o que acontece é que a especiaria é um poderoso termogênico

Isso significa que ela eleva a temperatura corporal e com isso é “capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico”, informa ela, destacando que isso funciona desde que o consumo da canela seja associado com a prática de exercícios físicos. 

Para completar, comer canela pode atrasar o esvaziamento gástrico. Ou seja, o tempo que demora para que os alimentos saiam no estômago, o que acaba ajudando a reduzir a fome ao longo do dia. (3)

7. Dá mais energia e melhora o humor 

Segundo Jacqueline, a canela também ajuda a dar mais disposição e melhorar o humor. Isso porque a especiaria tem a capacidade de aumentar a resistência ao estresse e ainda aumentar a concentração. 

Por isso que começar o dia consumindo a erva pode te ajudar a ter mais energia mental e motivação para completar todos os objetivos e amenizar a irritação. 

8. Protege contra os radicais livres 

Outro ponto forte da especiaria é ser fonte de vários antioxidantes, que são compostos que atrasam a degradação (oxidação) celular. 

E é justamente “por conter uma elevada quantidade de antioxidantes, que eliminam os metabólitos e os radicais livres responsáveis por vários tipos de doenças no corpo”, explica ela, que a canela é considerada uma aliada na prevenção do câncer

Para entender melhor:

Durante esse processo de oxidação, o organismo acaba liberando moléculas instáveis chamadas de radicais livres, que vão “colando” nas células saudáveis e assim provocam a degradação das mesmas. 

Por conta disso o corpo vai ficando mais frágil e, portanto, mais suscetível à doenças como o câncer e até mesmo problemas cardiovasculares e neurodegenerativos. 

9. Promove alívio para as dores musculares

Por último, a canela é bastante útil para aliviar dores musculares e nas articulações, como o reumatismo, e tudo isso por causa das ações analgésica e anti-inflamatória da mesma. 

Jacqueline esclareceu que a especiaria é fonte natural de magnésio, um mineral que ajuda a controlar a dor e a rigidez muscular, o que é ideal para quem pratica exercícios físicos. 

Para esse fim, além de beber o chá ou comer a canela em alimentos, é possível utilizar o óleo essencial para massagear os locais doloridos!

Canela em pó e em pau: diferenças e qual a melhor opção

Diferença entre canela em pó e pau

Se bateu a dúvida sobre qual a melhor versão consumir, se em pó ou em casca, saiba que ambas são igualmente boas para a saúde. 

A principal diferença entre elas é a intensidade do sabor, uma vez que a versão em pó concentra e entrega melhor essa característica. Já a rama é ideal para quem procura um sabor mais suave, uma vez que os compostos são liberados de maneira mais delicada nos alimentos. 

No geral, o pó é mais utilizado para polvilhar pratos já prontos, como a banana e o café, enquanto que a canela em pau é indicada para o preparo do chá ou de receitas que vão ao fogo por um tempo maior.  

Como usar a canela?

No café 

Xícara com café de canela
(Foto: depositphotos)

Sabia que acrescentar um pouco de canela antes de coar o café ajuda a potencializar o sabor e ainda reduzir o amargor da bebida? Para preparar você precisa apenas colocar 1 rama ou 1 colher (de chá) no pó de café e coar como de costume. Bem simples, não é?

No leite 

Xícara com leite e canela
(Foto: depositphotos)

Leite e canela é uma combinação mais do que perfeita, especialmente para tomar antes de ir para a cama e ter uma noite de sono tranquila. Para preparar não tem nenhum segredo: aqueça 1 xícara de leite, junto com 1 canela em rama e 1 colher (de sopa) de açúcar. 

Deixe ferver por alguns minutos e está pronto. Caso queira um sabor mais forte, você pode polvilhar ½ colher (de chá) de canela por cima da bebida. 

Com banana 

Rodelas de banana com canela
(Foto: depositphotos)

Uma outra maneira deliciosa de comer a canela é polvilhando o pó sobre as frutas no café da manhã, sendo a banana uma das melhores opções quando se trata de combinar os sabores. 

Você só precisa amassar ou cortar as bananas em rodelas e salpicar tudo com 1 colher (de chá) da canela em pó. A especiaria também fica perfeita com a fruta assada. 

Chá de canela 

Xícara com chá de canela
(Foto: depositphotos)

O chá de canela é uma opção para quem busca os efeitos concentrados dessa especiaria. Para preparar, você precisa apenas colocar 1 rama em 1 xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. 

Depois desse tempo, retire o pauzinho e beba essa infusão até 3 vezes ao dia, sempre sem adicionar açúcar. 

Na água

Xícara com água e canela
(Foto: depositphotos)

Para quem não gosta do chá, uma boa alternativa é beber água saborizada com canela, que tem um sabor mais suave e por isso pode ser consumida ao longo do dia e entregar os mesmos benefícios.  

Para preparar você precisa apenas colocar uma rama de canela em 1 litro de água e deixar descansando na geladeira durante a noite. No dia seguinte basta ir bebendo quando sentir sede. 

Óleo essencial

Frasco com óleo de canela
(Foto: depositphotos)

Por último, você pode usar algumas gotinhas do óleo essencial, que você encontra em casas de essências ou em lojas que vendem produtos fitoterápicos, para massagear as articulações ou os músculos doloridos. 

Contraindicações e cuidados ao consumir a canela 

A canela é considerada uma especiaria bastante segura, em especial por ser utilizada para fins alimentícios, porém isso não significa que não se deve tomar nenhum cuidado ao fazer o consumo. 

O uso interno dela, por exemplo, pode “provocar irritação intestinal (… e) aumento da pressão arterial”, como alerta Jacqueline. Além disso, a canela contém cumarina, que é uma substância com propriedades anticoagulantes, o que pode aumentar o risco de hemorragia em pessoas que sofrem com problemas de coagulação ou fazem uso de medicamentos sintéticos do gênero. 

A canela também deve ser evitada durante a gravidez, visto que “favorece a contração uterina e eleva o risco de aborto ou [pode] provocar parto prematuro”, completa a profissional. 

Fique atento também para a quantidade de consumo, que deve ser de 1 a 6 gramas de canela por dia.

Já o uso do óleo essencial pode provocar irritação na pele e mucosas e mesmo alergias em pessoas mais sensíveis. Por isso, sempre fique atento e a qualquer sintoma negativo procure orientação de um médico ou nutricionista. 

*Texto feito com a colaboração da engenheira de alimentos e professora de gastronomia da Universidade São Judas Tadeu, Jacqueline Monica Pagliuso Venturoso Barauna. 

Referências

(1) FIGUEIREDO, Cristiane Santos Silva e Silva et al. Óleo essencial da Canela (Cinamaldeído) e suas aplicações biológicas. Revista de Investigação Biomédica, São Luís, v.9, n.2, p.192-197, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24863/rib.v9i2.143. Acesso em: 23 de março de 2020.

(2) RAO, Pasupuleti Visweswara. Cinnamon: A multifaceted medicinal plant. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2014/642942. Acesso em: 23 de março de 2020.

(3) HLEBOWICZ, Joanna et al. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. The American Journal of Clinical Nutrition, v.85, n.6, p.1552-1556, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ajcn/85.6.1552. Acesso em: 23 de março de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.