Propriedades e efeitos da catuaba e seu chá

Conhecida principalmente pelo seu efeito afrodisíaco, a catuaba é uma árvore originária do Brasil, pode…


Propriedades e efeitos da catuaba e seu chá

Imagem: Reprodução

Conhecida principalmente pelo seu efeito afrodisíaco, a catuaba é uma árvore originária do Brasil, pode ser encontrada como árvore de pequeno porte atingindo no máximo três metros, como é o caso da Erythroxylum catuaba. Também pode ser encontrada como árvores de grande porte que podem crescer até 40 metros de altura, essa é a conhecida catuaba-verdadeira.

Desde os anos 30 cientistas pesquisam a vastidão das propriedades dessa árvore nativamente brasileira, seu efeito mais conhecido é a função de vasodilatação, atuando assim no tratamento da impotência sexual, outro lado bom é que seu uso não traz efeitos colaterais, mesmo que seja no longo prazo. Como já dito ela também tem várias propriedades, como por exemplo: ser um bom diurético, expectorante, antioxidante, tônico, estimulador do sistema nervoso central, entre outros. Seu uso não se restringe ao Brasil, em outros países como os Estados Unidos suas funções também são conhecidas. Lá o chá da casca da catuaba é usado como estimulante contra fadiga, no combate a insônia, a falta de memória e também como estimulante sexual, apesar de servir tanto para o homem, como para a mulher, são mais visíveis os resultados de seus efeitos nos homens.


Como usar a catuaba

A catuaba pode ser encontrada de várias formas, em cascas, em tintura, em pó ou bebida (conhecida como garrafada), a esta se deve ficar mais atento, pois na mesma são adicionadas outras substâncias, como gengibre e cachaça, as quais o consumidor pode ter algum tipo de aversão ao produto.

  • Cascas da catuaba: adicione três pedaços da casca a meio litro de água e coloque para ferver, depois de três minutos desligue o fogo e deixe em infusão, após isso o chá fica pronto, coe e já pode beber. O chá pode ser levado à geladeira, conservando por mais tempo o mesmo.
  • Tintura: coloque uma pequena quantidade da tintura em um copo com um pouco de água e com um pouco de chá de suco de limão. Se preferir use água morna ou quente.
  • Pó da catuaba: adicione 0,5 gramas do pó a bebidas como sucos e vitaminas. Para funcionar como um tônico do sistema nervoso ou como um afrodisíaco faça isso três vezes ao dia.
  • Bebida: é comum encontrar em alguns lugares do país a catuaba em forma de bebida, por conter álcool o uso excessivo não é recomendado, como remédio tome um pequeno cálice uma vez ao dia.

Contra-indicações da catuaba

  • Crianças pequenas
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Quem possui problemas cardíacos
  • Quem possui glaucoma

Reportar erro