Propriedades e benefícios do suco de beldroega

A planta apresenta propriedades benéficas no tratamento de acidentes domésticos e cura de órgãos comprometidos, além de rica em vitaminas e sais minerais


Algumas plantas são bastante conhecidas por trazer benefícios para o homem. Nessa linha, a beldroega aparece com boas indicações. Ela ajuda a tratar inflamações oculares, queimaduras, eczemas, erisipelas, calvície, entre outros. Seu uso medicinal vem sendo muito discutido, já que a planta apresenta propriedades benéficas no tratamento de acidentes domésticos e cura de órgãos comprometidos.

A beldroega também pode ser conhecida pelos nomes de portulaca, porcelana, salada-de-negro, caaponga e beldroega-da-horta. Por ser uma planta de crescimento rápido, pequeno porte, folhas espessas e carnudas, com aspecto gelatinoco, e flores amarelas pequenas, muitas vezes é considerada como uma erva-daninha. Mas é aí que muita gente se engana e quando conhece, percebe os verdadeiros valores que ela pode apresentar para a saúde.

Além de ser consumida na forma de chá, sucos e in natura, na Europa, Ásia e México a planta já foi usada em saladas, para refogar outros vegetais em azeite de oliva e no preparo de sopas e guisados. Ela possui gosto meio salgado e levemente amargo. Seu sabor se assemelha ao obtido na mistura de salmão, quiabo e escarola.

Propriedades

propriedades-e-beneficios-do-suco-de-beldroega

Foto: Depositphotos


Comprovando o que já foi dito, quanto aos benefícios que a beldroega pode proporcionar para a saúde, ela é rica em substâncias como ômega 3, vitamina A, B e C, magnésio, cálcio, potássio e ferro. Na sua composição ainda pode ser dado destaque para a glicose, frutose e sacarose.

In natura

Na hora da colheita da planta, vale a pena prestar atenção a algumas indicação para aproveitar o melhor que ela pode oferecer para a saúde. Como ela é uma planta abundante, que pode ser encontrada em muitos lugares, sobretudo aqueles com clima quente, dê preferência aos exemplares encontrados longe das estradas, eles estarão longe de contaminações. Se for colher pessoalmente, o melhor horário é pela manhã. A incidência do sol restringe os líquidos da planta as raízes. Prefira as folhas de tonalidade verde-escuras.

Indicações para o uso do suco de beldroega

Geralmente é indicado que o consumo do suco de beldroega seja misturado a outro suco de sua preferência em 30 gramas. Cada 500 gramas de beldroega fresca rende por volta de 120 ml. O suco de beldroega é indicado para ajudar no tratamento da acne; anemia; distúrbios cardíacos, da bexiga, hepáticos, renais e visuais. Ele também é utilizado no tratamento de doenças ósseas, da pele, combate o excesso de peso, fraqueza circulatória, prisão de ventre e para conter hemorragias gengivais.


Reportar erro