Propriedades do chá de funcho para tratar o fígado e rins

O principal benefício curativo do funcho tem relação com o tratamento do fígado e dos rins. Conheça as propriedades e os benefícios do chá dessa planta


Desde tempos imemoriais, os romanos atribuíam propriedades mágicas e curativas ao funcho, planta medicinal que produz as sementes conhecidas como erva-doce.

Até os dias de hoje, esta planta continua sendo utilizada como um remédio natural para tratar diversas condições de saúde, como cólicas, bronquite, vômitos, nódulos no fígado ou baço, dores nos olhos e problemas urinários.

Além de ser usado na culinária e no tratamento de diversos problemas de saúde, o principal benefício curativo do funcho está relacionado com o tratamento do fígado e dos rins.

Propriedades do chá de funcho para tratar o fígado e rins

Foto: Pixabay

Propriedades e benefícios do funcho

Muitas pessoas apenas usam as sementes do funcho, conhecidas como erva-doce, no entanto, toda a planta pode ser usada no preparo de chás, sopas, saladas ou molhos.

Existem registros históricos de mais de três mil anos que demonstram as propriedades curativas do funcho, e a sua importância para os povos egípcios, romanos, gregos e indígenas.

O funcho é rico em vitaminas do grupo B (B3, B6 e B9), provitamina A, vitamina C e minerais como o potássio, fósforo, ferro, magnésio e cálcio. É uma planta que contém propriedades depurativas, espasmódicas e carminativas.


Benefícios do funcho para a saúde do fígado e dos rins:

  • É um depurativo natural e tem um poderoso efeito diurético;
  • Pode ser usado como um remédio natural para qualquer tipo de infecção urinária;
  • Evita a retenção de líquidos;
  • Contém propriedades calmantes que podem atuar como analgésicos leves, sendo úteis no tratamento de dores abdominais associadas com a menstruação, por exemplo;
  • Esta planta medicinal facilita os processos digestivos, evita a formação de gases e melhora a absorção dos nutrientes dos alimentos;
  • Por ser rico em vitamina C, o funcho fortalece o nosso sistema imunológico e potencializa as funções hepáticas;
  • O funcho ajuda a reduzir o colesterol “mau” (LDL);
  • O funcho possui propriedade desintoxicante e ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo;
  • Devido ao elevado teor de ferro, esta planta é muito útil para quem sofre de algum problema renal ou de anemia;
  • Ajuda a baixar a febre;
  • Os óleos essenciais da planta são ricos em antioxidantes que nos ajudam a tratar problemas hepáticos.

Como usar o funcho para cuidar do fígado e dos rins?

Confira a seguir uma receita de chá para aproveitar os benefícios do funcho e tratar o fígado:

Chá de funcho para curar o fígado

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sementes de funcho;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Para preparar este chá, o ideal é comprar as sementes de funcho (erva-doce) em loja de produtos naturais, onde possam garantir que o cultivo tenha sido orgânico.

Primeiramente, ferva a água e depois acrescente os cinco gramas de sementes de funcho. Deixe em infusão pelo período de 15 ou 20 minutos. Depois, deixe repousar por mais 10 minutos.

Para melhorar o funcionamento do fígado e dos rins, a indicação de consumo é de três xícaras deste chá, durante três dias seguidos. A primeira xícara pode ser tomada no café da manhã, e as outras, 15 minutos depois das refeições.


Reportar erro