Propriedades da Acelga ajuda no tratamento de problemas diversos

A Acelga é uma hortaliça que vem sendo consumida pelo homem desde a antiguidade, originária…


Acelga

Imagem: Reprodução

A Acelga é uma hortaliça que vem sendo consumida pelo homem desde a antiguidade, originária da região do mar mediterrâneo, já era consumida para alimentação dos homens e animais dos países daquela área. Com sabor marcante e rica em substâncias benéficas, a acelga funciona tanto como alimento, como um remédio natural.

Os camponeses italianos, gregos e egípcios já utilizavam a acelga na alimentação básica das famílias que viviam principalmente no litoral. Com o tempo, o sabor da hortaliça foi ganhando popularidade e depois sendo levada ao interior da Europa, onde fez sucesso na França da Idade Média. A argentina é um grande consumidor desse vegetal, e o Sul e Sudeste do Brasil são as regiões de plantio da acelga.

Suas características

Esta é uma planta de pequeno porte que possui talos longos e rígidos de coloração diversa, podem ser brancos, rosas, amarelos, vermelhos, verdes, violetas ou laranjas, assim como as nervuras que sustentam as folhas, que são lisas ou crespas, de cor verde brilhante ou avermelhada. A planta se reproduz por inflorescências, onde apresenta flores esverdeadas que dão origem a um fruto seco. Suas raízes são grossas e delgadas, cheias de nutrientes e também podem ser consumidas. Do estado de semente até planta adulta, a acelga pode levar até dois anos para se desenvolver completamente, ficando própria para o consumo.


Benefícios e propriedades

Esse vegetal se tornou importante na alimentação devido a sua composição química, com alto teor de fibras, proteínas e vitaminas A, B3, C e K, que realizam o transporte correto das substâncias pelo sistema circulatório, acelerando o metabolismo e auxiliando na coagulação do sangue e nutrição dos cabelos. É rica em água, sais minerais sódio, magnésio, potássio e ferro, mas apesar de conter esses minerais benéficos aos ossos, em contrapartida a acelga possui muito ácido oxálico, que em grandes quantidades retarda a absorção desses nutrientes. Uma dica para retirar parcialmente esse componente é ferver a verdura antes de comer.

A acelga é uma ótima opção no tratamento de doenças, pois pode ser incrementada na alimentação ou usada em curas alternativas. Possui ação antioxidante e trata e previne doenças como:

Uso

A culinária utiliza as folhas e talos dessa hortaliça em pizzas, bolinhos, sopas, saladas, temperando massas e carnes e até mesmo crua. Misturada ao azeite, funciona como um ótimo laxante natural. Ao comprar a acelga, prefira as que têm folhas mais novas e brilhantes, sem manchas e com talo na cor branca ou verde.

Tratamento

  • No caso de inflamações dos órgãos, dores estomacais, e desregularidade do intestino e taxas sanguínea, tomar um copo de suco da acelga misturado com limão;
  • Cataplasmas das folhas maceradas servem para tratamentos locais em hemorroidas, cicatrizes, queimaduras;
  • O chá das raízes trituradas pode amenizar sintomas de febre;
  • Tostar as sementes e moelas as deixa próprias para infusões combinadas com tanchagem.

Reportar erro