Propriedades benéficas a saúde do anis-estrelado

Árvore de belas flores, originária da China, país que a produz em maior quantidade, não…


Árvore de belas flores, originária da China, país que a produz em maior quantidade, não é cultivada comercialmente no Brasil, mas seu uso é muito comum por aqui. A árvore de grande porte produz frutos em formato de estrela, daí o nome, e estas são as partes da planta utilizadas. Na China é utilizada na culinária, para temperar frutos do mar e carnes, devido a seu aroma peculiar. Por aqui, usada medicinalmente, é mais comum em infusões, fervendo-se água e acrescentando as “estrelas”, deixando em descanso por alguns minutos antes de beber.

Anis-Estrelado

Imagem do fruto | Imagem: Reprodução

Possui propriedades semelhantes à erva doce e ao anis (pimpinella anisum L), não devendo ser confundido com este, apesar de também conter o anetol como princípio ativo. Ele tem efeito digestivo como os outros, mas muito mais concentrado. Indicado para tratar espasmos do estômago, intestino, útero e vesícula, também acaba com gases e cólicas, auxiliando em qualquer problema relacionado com a digestão. O anis pode ser chupado para combater mau hálito, fazendo isso após as refeições, dois problemas serão resolvidos, já que a digestão também pode ser beneficiada assim.

Gastronomia

Aqui em nosso país, apesar de as aplicações deste fruto se limitarem em maior parte às receitas medicinais caseiras, também vem sendo experimentadas receitas na culinária, como o uso em biscoitos ou massas de bolos, fervendo-se leite com o anis-estrelado e usando esse leite como aromatizante emoliente nessas receitas e, a exemplo da culinária chinesa, também tem sido testado em temperos de carnes. Claro que ainda não se tornou um costume, mas, os que apreciam a gastronomia, já perceberam que este também pode ser um tempero sofisticado e aromático.

Lombo de porco


Além das propriedades medicinais, esta planta também surge no campo culinário, como este prato, que é um lombo de porco com anis-estrelado

A planta ainda possui uma substância poderosa chamada shikimico, que é a base da produção do oseltamivir, o medicamento Tamiflu, usado em casos de gripe aviária.

Apesar de suas indicações, é necessário certo cuidado, pois, se consumido em excesso, o anetol da composição pode até causar delírios e convulsões, já que tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso.

Conheça outros nomes do anis-estrelado

  • anis-da-China;
  • anis-do-Japão;
  • anis-da-Sibéria;
  • funcho-da-China; (na Espanha):
  • anis estreliado; anis de estrella;
  • (em Portugal): badiana e anis-estrelado;
  • (na França): anis de la Chine; Badiane;
  • (Inglaterra): star anise; chinese anis.

Reportar erro